ASSINE
search button

Incêndio na capela da UFRJ, na Praia Vermelha, é controlado

Compartilhar

 

Um incêndio de grandes proporções atingiu, desde a tarde desta segunda-feira, os três andares da Capela São Pedro de Alcântara, dentro do Palácio Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Campus da Urca (Zona Sul do Rio). A fumaça preta que se espalhou pelo céu e foi vista por quase toda a Zona Sul do Rio, tamanha a proporção do fogo. 

De acordo com o reitor da UFRJ, Aloisio Teixeira, o fogo ameaça destruir um acervo de documentos que contam a história da instituição. Bombeiros usaram até águas da piscina para tentar controlar as chamas. Devido às proporções das chamas, a Capela está praticamente destruída e o fogo já foi controlado.

Segundo bombeiros do quartel do Humaitá, o fogo atingiu os três andares da capela. O lugar passava por obras e era usado para guardar maçaricos e botijões de gás. Por isso, o risco de explosão chegou a preocupar. O cenário no Campus foi de muita correria. Alunos abandonaram a universidade desesperados.

A Avenida Pasteur, uma das mais importantes da região, foi fechada para facilitar o acesso dos bombeiros ao prédio. O fogo foi controlado no primeiro andar, mas no segundo e no terceiro os bombeiros tiveram mais trabalho para conter as chamas. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

O Palácio Universitário da UFRJ é uma construção do século XIX. Lá já funcionou o Instituto de Psiquiatria Pedro II, inaugurado em 1852. A adaptação do local para abrigar a Universidade do Brasil começou em 1949. Atualmente, funcionam no prédio a Escola de Comunicação, o Instituto de Economia, a Escola de Administração, a Pedagogia, a Editora UFRJ e o Fórum de Ciência e Cultura.

Em 2010, a UFRJ se comprometeu com o Ministério Público Federal a restaurar, até 2014, o palácio, tombado desde 1972.