Jornal do Brasil

Sábado, 29 de Agosto de 2015

Rio

Câmara do Rio aprova meia passagem para universitários do município

Jornal do BrasilMaria Luisa de Melo

Acaba de ser aprovado projeto de lei municipal que institui a meia passagem para estudantes universitários do município do Rio de Janeiro. Segundo as primeiras informações, apenas o vereador Carlos Bolsonaro votou contra o projeto de lei 739/2010, de autoria do Poder Executivo.

Atualmente, há, no município do Rio de Janeiro, cerca de 300 mil estudantes universitários que serão beneficiados pela aprovação da lei. O benefício foi uma promessa feita pelo prefeito Eduardo Paes na ocasião da sua candidatura à prefeitura do Rio, em 2008.

Segundo informações do projeto de lei, se aprovada, a meia passagem valeria apenas para o embarque em ônibus, mas não em trens, barcas nem metrô, já que a lei é municipal e não pode legislar sobre concessões estaduais.

Segundo Flávia Calé, presidente da União Estadual dos Estudantes e uma das organizadoras da manifestação desta quarta-feira, este não é o promeiro projeto de lei que Paes envia Câmara Municipal pedindo a meia passagem.

"Um outro projeto de lei, com os mesmos objetivos, foi descartado no início de 2010. O Paes enviou a proposta e os estudantes ficaram a ver navios, porque os vereadores não a aprovaram", contou a representante.

Cerca de 200 representantes da União Nacional dos Estudantes, Diretórios Centrais de universidades públicas do município e da União Estadual dos Estudantes assistem a sessão na tarde desta quarta. Outros mil promoveram uma manifestação que partiu da Cinelândia rumo à Câmara Municipal, oedindo a aprovação ddo projeto.  

 

Tags: aprovado, câmara, estudantes, meia passagem, Rio, universitários

Compartilhe: