Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Dezembro de 2014

Rio

Consulado americano confirma cancelamento de discurso de Obama na Cinelândia

Agência Brasil

RIO - O Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro confirmou nesta sexta-feira que o discurso que o presidente norte-americano, Barack Obama, faria na Cinelândia, no próximo domingo, foi cancelado. Segundo a representação diplomática, o pronunciamento foi transferido para o Teatro Municipal, também na Cinelândia.

Uma das possibilidades para o cancelamento, segundo os organizadores da visita de Obama, é a questão de segurança. Os receios dos assessores do norte-americano aumentaram depois da decisão tomada ontem pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas de autorizar uma ação militar na Líbia.

No entanto, o Consulado-Geral limitou-se hoje a informar apenas que o local para o discurso de Obama foi transferido da Cinelândia para uma área fechada.

Blindado é posicionado nas proximidades do Teatro Municipal
Blindado é posicionado nas proximidades do Teatro Municipal

Militares do Exército ocupam desde o início desta manhã pontos estratégicos do Centro do Rio, como parte do esquema de segurança para a visita de Obama. Soldados da Brigada de Infantaria Paraquedista estão localizados, por exemplo, em pontos das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco.

Um veículo blindado militar está posicionado na Avenida Rio Branco, a principal do Centro do Rio, próximo à Biblioteca Nacional, em frente à Cinelândia. Homens do Exército também fazem parte do esquema de segurança, junto com policiais federais, estaduais e agentes do Serviço Secreto da Casa Branca. Em Brasília, o esquema de segurança ganhou o reforço do Corpos de Bombeiros e da Polícia Militar.

No Rio, antes de fazer o discurso, Obama deverá visitar o Cristo Redentor junto com a mulher, Michelle, e as filhas Malia, de 10 anos, e Sasha, de 7. A família também pretende ir à Cidade de Deus, na Zona Oeste. A comunidade inspirou um livro e um filme de mesmo nome que contam o avanço do crime organizado no Rio.

Tags: brasil, no, Obama

Compartilhe:

Comentários

4 comentários
  • Marco, Rio de Janeiro

    Questão de segurança? Questão de platéia, isso sim. Viram que ele ia falar para meia duzia de puxa-sacos, já que ninguem está interessado em discursos.
    Se a Lady Gaga ou o Justin Bieber fossem também aí sim a cinelandia estaria lotada de gente. É óbvio que ele não quer ficar mal na "fita" e como por aqui as ruas só enchem de gente se tiver "artistas" ou carnaval ou futebol (somos um povo muito festivo, rs) é melhor não arriscar.

  • Verdade, Rio

    A realidade e que o povo sabe muito bem como os Estados Unidos vem agindo pelo mundo forma que nao e nada recomendavel.

  • Paulo Fernando da Fonseca, Araruama

    Devido sua grande popularidade, tiveram medo dos desmaios que provocaria na platéia.
    Com medo da reação popular, cancelaram a apresentação do gran circo americano.
    Como diz o velho ditado, quem tem , tem medo!!!

  • Olavo, Rio

    O povo brasileiro sabe muito bem sobre as armadilhas financeiras o USA vem nos preparando e nao esta nada satisfeito com isto.

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.