ASSINE
search button

Bope hasteia bandeiras para comemorar a ocupação de favelas

Compartilhar

 

Ainda neste domingo, logo depois de pacificar as comunidades do Catumbi, Estácio e Santa Teresa, homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) hastearam a bandeira do Brasil no alto dos morros.

A iniciativa, também feita após a ocupação da Vila Cruzeiro e do complexo do Alemão (Zona Norte do Rio), no fim do ano passado, é classificada como um marco da reconquista de um território anteriormente dominado por criminosos. A última comunidade pacificada neste domingo a receber a bandeira vai ser o Morro do São Carlos (Estácio).

Cerca de 30 homens da Polícia Federal fazem um patrulhamento especial em saídas da cidade, especialmente na Ponte Rio-Niterói, para tentar evitar a fuga de bandidos dos morros dos complexos de São Carlos e Santa Teresa para outras regiões.

Durante a manhã deste domingo, uma megaoperação com cerca de 800 homens e vários carros blindados da Marinha foi a responsável por devolver a paz aos moradores de nove favelas, antes dominadas por traficantes de drogas. A ação da polícia já havia sido anunciada no último dia 1 pelo governador Sérgio Cabral.

Já no dia 2, policiais da 6ª DP (Cidade Nova) informaram ao Jornal do Brasil que os principais líderes do tráfico de drogas do Morro São Carlos passaram a se refugiar na Favela da Rocinha (Zona Sul do Rio), que comunga de mesma facção criminosa: Amigos dos Amigos.