ASSINE
search button

Vice-governador anuncia ajuda para a Região Serrana do Rio

Pezão sobrevoou as áreas atingidas pela chuva

Compartilhar

RIO - O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, sobrevoou as cidades de Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana, e anunciou ajuda para toda a área afetada pelas chuvas. Além dos helicópteros do governo estadual, que estão fazendo o transporte de Bombeiros e equipamentos para as cidades serranas, Pezão ressaltou que o governador Sérgio Cabral pediu ajuda à Marinha, para que outros helicópteros possam se somar aos equipamentos já usados, a fim de levar socorro de forma mais urgente.

O subsecretário executivo de Obras, Hudson Braga, já entrou em contato com o presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), Luiz Antonio Pagot, pedindo a liberação dos equipamentos do órgão no estado, para ajudar a liberação das rodovias de acesso às cidades serranas. Da mesma forma, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e empresas que fazem obras de contenção de encostas e terraplanagem na Região Serrana também estão colaborando.

- Nunca vi nada igual, nem mesmo nos deslizamentos em Angra dos Reis no ano passado. Esse é o momento de ver o que pode ser feito para resolver a situação dessas pessoas, buscando, principalmente, desobstruir as estradas e garantir o acesso de serviços e apoio para se devolver a normalidade à população – frisou Pezão.

Ele reiterou que o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana Filho, - que hoje está em São Paulo, acompanhando a situação das cidades atingidas pelas chuvas na Grande São Paulo – estará no Rio nesta quinta-feira, para conhecer a região e ver as necessidades das cidades afetadas. Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis estão recebendo equipes das secretarias de Obras, Defesa Civil, Ambiente e Assistência Social, para identificar as ações necessárias.

Os pontos de interdição das estradas de acesso a Teresópolis e Friburgo estão sendo desobstruídos e, segundo Braga, as rodovias deverão ser liberadas em meia pista nas próximas quatro horas, para permitir a chegada de mais equipamentos às cidades.

- Nossa prioridade é atender as vítimas e desobstruir as estradas. Vamos trabalhar 24 horas com toda a equipe do governo, para garantir que a população possa receber um atendimento mais rápido e tentarmos reverter esse quadro de tragédia nas cidades – concluiu Braga.