ASSINE
search button

UPP Social passa a ser monitorada pela Prefeitura do Rio

Compartilhar

RIO - Instalada em quatro Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), a UPP Social foi municipalizada. O projeto, batizado de UPP Social Carioca, começa a ser monitorada pela Prefeitura do Rio de Janeiro a partir desta terça-feira (4/1). O ex-secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Ricardo Henriques, atual presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), será o responsável pela unidade.

Durante a posse do novo defensor público-geral do Estado, Nilson Bruno Filho, hoje, o governador Sérgio Cabral falou sobre a importância de alguns serviços oferecidos às comunidades pacificadas serem municipalizados. A ideia é que a prefeitura organize os trabalhos sociais, já que grande parte dos projetos envolvem órgãos municipais.

- O dia seguinte à instalação da UPP é sempre muito mais demandado com serviços da cidade, como limpeza urbana, iluminação, áreas de lazer, creche e escola. A coordenação precisa ser municipal. O Estado não vai deixar de estar presente com o ensino profissionalizante e ações na área de lazer. Essa iniciativa dá um sentindo de integração e responsabilidade de cada parte - explicou Sérgio Cabral.

Atualmente, as comunidades dos Macacos e do Borel, na Tijuca, da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, e da Providência, no Centro do Rio, contam com UPPs Sociais. De acordo com Henriques, o objetivo é que todas as favelas pacificadas recebam suas unidades sociais.