ASSINE
search button

Ala Sul do Hospital Clementino Fraga será implodida domingo

Compartilhar

RIO - A Ala Sul do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) será implodida neste domingo, dia 19, às 7h. Representantes dos diversos órgãos públicos envolvidos na operação garantem que tudo será realizado com o menor transtorno possível à comunidade acadêmica e ao entorno da Cidade Universitária.

No sábado, à meia-noite, a entrada 01 da Cidade Universitária e uma área de 200 metros de raio a partir do Hospital serão fechadas. A passarela da Linha Vermelha também deverá ser interditada, porém o tráfego em direção à Ilha do Governador não será interrompido. A saída da Ilha rumo ao Centro poderá ser realizada pela rodovia Washington Luís e o acesso também poderá ser feito pela rodovia e pela Ponte Nova, na qual a CET-Rio implementará uma faixa reversível.

Já o trecho da Linha Vermelha que dá acesso à Cidade Universitária será bloqueado das 6h30 às 8h15, caso seja necessária limpeza da via.

Recente vistoria do Ministério da Saúde revelou que o atual prédio onde funciona o hospital tem manutenção cara.  Buscando alternativas para equacionar a questão, a direção do hospital elaborou um Plano Diretor que contempla três ações básicas.

A primeira delas é a implosão da Ala Sul, nunca antes usada. A segunda refere-se ao plano de manutenção do hospital atual, para que possa subsistir enquanto o novo prédio é construído. A terceira ação, depois da construção do prédio, é a transferência total das atividades do hospital para essa nova edificação.

Para o Diretor do HUCFF, José Marcus Eulálio, a construção de um novo prédio é mais viável do que a insistência em reformas cada vez mais custosas. Segundo ele, "a implosão é o prenúncio de uma nova etapa para o HUCFF, já que permitirá a construção de um hospital universitário com novas perspectivas e uma gestão médico-hospitalar mais compatível com os avanços no ensino, na pesquisa e na assistência e com as necessidades da população".