ASSINE
search button

Rio: Comitê Olímpico parabeniza Cabral por ação contra tráfico

Compartilhar

 

Em cerimônia organizada pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, parabenizou o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), pelas operações de combate ao tráfico de drogas na Vila Cruzeiro e Complexo do Alemão, iniciadas na semana passada.

"Queria parabenizar ao governador Sergio Cabral. Ele demonstrou que é um líder, soube fazer no momento certo. O respeito e o resultado internacional foram extraordinários. Enviei um relatório para o Comitê Olímpico Internacional. Eles estão profundamente contentes e pediram até que eu transmitisse ao Cabral os cumprimentos pela coragem e vontade política de conseguir resolver. Foi um momento avançado e importante pra organização dos jogos", disse.

Nuzman ainda afirmou que o comitê deverá visitar as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), em 2011, na capital fluminense. "O compromisso de visitar as UPPs foi feito pelo governador e deverá acontecer em junho no próximo ano, quando a comissão de coordenação estiver na cidade", disse Nuzman, acrescentando que o Complexo do Alemão também será visitado.

Violência no Rio

 O Complexo do Alemão está ocupado pelas forças de segurança desde o dia 28 de novembro. A tomada do local aconteceu praticamente sem resistência numa ação conjunta da Polícia Militar, Civil, Federal e Forças Armadas. A polícia investiga uma possível fuga de traficantes pela tubulação de esgoto do Alemão antes dos policiais subirem o morro. Na quinta, 25 de novembro, a polícia assumiu o comando da Vila Cruzeiro, na Penha. Ambos dominados, até então, pela facção criminosa Comando Vermelho. As ações foram uma resposta do Estado a uma série de ataques, que começou na tarde do dia 21 de novembro. Em uma semana, pelo menos 39 pessoas morreram e mais de 180 veículos foram incendiados por criminosos nas ruas do Rio de Janeiro.