ASSINE
search button

Dez mortos e um preso nas operações da PM contra criminalidade

Também foram apreendidas armas, granadas, bombas e garrafa com material inflamável

Compartilhar

RIO - Balanço parcial divulgado pelo comando da Polícia Militar, na manhã desta quarta-feira, indica que dez pessoas morreram e uma foi presa durante as operações de combate à criminalidade em diversos bairros do Rio. Além disso, foram apreendidas cinco armas de porte, um fuzil, uma espingarda, uma granada, duas bombas caseiras, um veículo e uma garrafa PET com material inflamável. Quatro suspeitos morreram no Jardim Floresta. Três supostos criminosos morreram em tiroteio na comunidade de Guaxa. Outros três homens foram mortos em Rocha Miranda, na comunidade "Faz quem quer", em confronto com soldados do 9º BPM.

Quase 20 novos ataques foram registrados, entre a noite de terça-feira, a madrugada e a manhã desta quarta-feira, em diferentes pontos do estado. Os crimes aconteceram na Via Dutra; nas zonas Norte e Oeste; na Baixada Fluminense e na Região Metropolitana. Até agora, seis ônibus, dez carros e uma van já foram incendiados nesta quarta-feira. O último ato de vandalismo ocorreu próximo ao cemitério de Irajá, na Zona Norte da cidade. Todos os passageiros foram retirados do veículo. O Corpo de Bombeiro foi acionado para o local. O trânsito ficou caótico na região.

 

Em meio ao terror dos ataques, caixas suspeitas são encontradas em Ipanema

A Polícia Civil divulgou nota a respeito das caixas encontradas esta manhã na Praça General Osório, em Ipanema. O que a princípio era tratado como um explosivo, não passava de material pertencente à empresa Moda Promoções e Eventos. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, informações davam conta de que esta empresa estaria a serviço do programa do apresentador Fausto Silva, da Rede Globo. Contudo, este dado não foi confirmado por não se tratar do alvo prioritário das investigações. Uma funcionária da empresa, que não quis se identificar, confirmou que se tratava de uma campanha publicitária que se destinava ao programa do Faustão. Essa empresa teria pedido licença à prefeitura, que não concedeu. O responsável será indiciado e pode ser condenado a seis meses de prisão. Outras caixas iguais foram espalhadas no Parque dos Patins, na Lagoa, na Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana, e no Posto Nove, em Ipanema.

Especialistas do Esquadrão Anti-Bombas da Polícia Civil chegaram a abrir as caixas, mas não encontraram nada suspeito. Em uma das caixas havia uma chave e na outra nada foi encontrado.  A operação mobilizou cerca de 50 policiais. O trânsito nas ruas no entorno do local já foi liberado.

 

Os atos criminosos

Em Santa Cruz, um ônibus pegou fogo na Rua Felipe Cardoso, perto do condomínio Cezarão. Bombeiros estão no local e a suspeita é de que o ataque tenha sido coordenado por traficantes do morro da Rola. Na Estrada Urucânia, no mesmo bairro, uma van pegou fogo, mas ainda não há maiores informações.

Ainda na manhã desta quinta-feira, por volta das 9h, um carro foi incendiado em Cavalcanti, Zona Norte. O carro estavam na Rua Enaldo dos Santos de Araújo, perto da estação de trem. De acordo com testemunhas, dois homens passaram em uma moto e jogaram um garrafa de gasolina que provocou o incêndio. Outros dois carros foram incendiados em Costa Barros.

Ainda pela manhã, um ônibus da Viação Amigos Unidos foi incendiado em Vicente de Carvalho, na Zona Norte. De acordo com testemunhas, dois jovens entraram no ônibus e mandaram os passageiros descer na Estrada Vicente de Carvalho, perto da estação do metrô de Vicente de Carvalho. Eles carregavam garrafas cheias de gasolina, atearam fogo no veículo e fugiram. Magno Tavares dos Santos, de 24 anos, foi preso na Avenida Martin Luther King, na Zona Norte do Rio, por policiais da Delegacia de Homicídios. Ele é acusado de ter incendiado o  ônibus em Vicente de Carvalho. Magno é morador do complexo do Alemão.

Em Niterói, quatro carros foram incendiados nas ruas Soares Miranda e São Januário, no bairro Fonseca, e na Rua Santo Antônio, em São Lourenço. Outros dois carros foram queimados em São Gonçalo, Os ataques ocorreram nos bairros Pita e Porto da Pedra. Não houve presos ou feridos.

Em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, dois ônibus também foram incendiados nesta madrugada na Avenida Automóvel Clube. Ninguém ficou ferido. Já em Duque de Caxias, os criminosos incendiaram dois carros na Rua França Júnior, no bairro Parque Lafayete. Não satisfeitos quatro criminosos armados com fuzis, atacaram uma cabine da PM, na Praça do Relógio, no Centro do município. Um ônibus que passava na Via Dutra, na altura de Engenheiro Pedreira, também na Baixada, foi parado por três homens armados, que atearam fogo ao veículo.

Um outro carro foi incendiado no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste.

E por volta das 23h, próximo ao Centro de Convenções Sul América, no Estácio, mais um carro foi incendiado. De acordo com os policiais que estavam no local, os bandidos haviam roubado um Voyage branco, de placa LLF6251, no dia 18 de outubro. Nesta terça, saíram com o veículo já com a intenção de realizar o ataque.

Ao chegar ao local, atravessaram o carro na pista e atearam fogo, assustando quem passava na via.  Motoristas  de outros veículos abandonaram seus carros e fugiram. A polícia chegou ao local poucos minutos após o atentado, mas os bandidos já haviam escapado em um outro veículo que dava suporte ao grupo. Policiais do 1º BPM, no Estácio, informaram que o grupo estava armado. Ninguém se feriu. A polícia reforçou o patrulhamento na região.

Durante a manhã desta terça (23) outro carro já havia aparecido queimado, na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio. O proprietário informou que encontrou o veículo já pegando fogo e acredita ter se tratado de mais um ataque.

Durante a tarde dois outros carros também foram atacados na Penha, subúrbio do Rio. De acordo com o coronel José Macedo, comandante do 16º BPM, em Olaria, os veículos foram atingidos durante uma operação na região. Ninguém ficou ferido nos confrontos.

 

Comando geral da PM determina estado de prontidão em todos os batalhões

A partir desta quarta-feira, todos os batalhões da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro entram em estado de prontidão, por determinação do comandante geral, Mário Sérgio Duarte. Segundo mensagem assinada esta manhã, todos os policiais de folga estão sendo chamados para seus quartéis. Além disso, nenhum PM retornará para casa.

Desde ontem os cerca de 1200 policiais que trabalhavam na área administrativa foram deslocados para fazer o patrulhamento da região metropolitana e evitar ataques na cidade.