Jornal do Brasil

Quarta-feira, 3 de Junho de 2015

Rio

Rio recebe projeto da nova carteira de identidade nacional

Jornal do Brasil

 

RIO - O Brasil vai ganhar uma nova versão do Registro de Identidade Civil (RIC) e o Rio de Janeiro foi um dos escolhidos para receber o projeto piloto da nova "carteira de identidade nacional". O novo documento virá com informações integradas do cidadão e certificação digital. Os novos cartões serão feitos a partir de dezembro, pela Casa da Moeda e o estado terá o prazo de um ano para começar o cadastramento e implementação.

A base de dados do novo processo será a que é utilizada atualmente pelo Detran/RJ. O órgão já colhe informações biométricas e usa o mesmo sistema de identificação eletrônica da Polícia Federal, que já tem cerca de oito milhões de pessoas cadastradas. Para o presidente do Detran, Fernando Avelino, o novo documento será uma forma de integrar serviços. "O RIC será um meio de inclusão e de cidadania, porque vai permitir a interface entre diferentes serviços do governo", afirma o presidente.

Modelo da nova carteira de identidade nacional  Foto: Divulgação
Modelo da nova carteira de identidade nacional Foto: Divulgação

"O Rio de Janeiro tem um dos melhores parques tecnológicos do Brasil e todas as condições de atender às demandas do projeto de forma eficiente e acelerada", pondera o diretor do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, Marcos Elias de Araújo. 

O novo documento terá o formato de um cartão de crédito, com um chip contendo diversos dados sobre o cidadão, como altura, impressões digitais, prontuário eletrônico, entre outros. A nova carteira de identidade nacional não substituirá documentos como CPF, Título de Eleitor e Passaporte, mas terá o mesmo registro em todos os institutos de identificação estaduais do país.

Além do Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal também foram escolhidos para implantar o projeto piloto.

 

Tags: carteira de identidade, ric

Compartilhe: