Jornal do Brasil

Domingo, 26 de Outubro de 2014

Rio

Rio recebe projeto da nova carteira de identidade nacional

Jornal do Brasil

 

RIO - O Brasil vai ganhar uma nova versão do Registro de Identidade Civil (RIC) e o Rio de Janeiro foi um dos escolhidos para receber o projeto piloto da nova "carteira de identidade nacional". O novo documento virá com informações integradas do cidadão e certificação digital. Os novos cartões serão feitos a partir de dezembro, pela Casa da Moeda e o estado terá o prazo de um ano para começar o cadastramento e implementação.

A base de dados do novo processo será a que é utilizada atualmente pelo Detran/RJ. O órgão já colhe informações biométricas e usa o mesmo sistema de identificação eletrônica da Polícia Federal, que já tem cerca de oito milhões de pessoas cadastradas. Para o presidente do Detran, Fernando Avelino, o novo documento será uma forma de integrar serviços. "O RIC será um meio de inclusão e de cidadania, porque vai permitir a interface entre diferentes serviços do governo", afirma o presidente.

Modelo da nova carteira de identidade nacional  Foto: Divulgação
Modelo da nova carteira de identidade nacional Foto: Divulgação

"O Rio de Janeiro tem um dos melhores parques tecnológicos do Brasil e todas as condições de atender às demandas do projeto de forma eficiente e acelerada", pondera o diretor do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, Marcos Elias de Araújo. 

O novo documento terá o formato de um cartão de crédito, com um chip contendo diversos dados sobre o cidadão, como altura, impressões digitais, prontuário eletrônico, entre outros. A nova carteira de identidade nacional não substituirá documentos como CPF, Título de Eleitor e Passaporte, mas terá o mesmo registro em todos os institutos de identificação estaduais do país.

Além do Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal também foram escolhidos para implantar o projeto piloto.

 

Tags: carteira de identidade, ric

Compartilhe:

Comentários

14 comentários
  • sergio da luz barbosa , Rio de janeiro


    booa tarde como faco pra ter uma carteira nova .

    muito obrigado

  • Marcelo, Rio de Janeiro

    Com excessão do passaporte, o ideal é que esta carteira substituisse todas os outros documentos ao invés de ser só mais uma na carteira e principalmente, como no caso do RJ, que seja fácil e rápido de se tirar a 2a via já que a carteira é levada com frequencia pelos bandidos.

  • Marcelo Miranda, Rio de Janeiro

    Tudo bem de não substituir o passaporte, mas por que fazem um documento novo, indiscutivelmente mais caro, e deixam passar a oportunidade de integrar diversos bancos de dados, para que finalmente o cidadão brasileiro possa usar apenas 1 documento? O ideal seria que, ao ser registrado um nascimento, a criança já recebesse um número, que seria sua identidade/cpf/titulo de eleitor etc. para prevenir fraudes, o título, por exemplo, só seria "ativado" quando ele completasse 18 anos (ou 16, se desejasse). Enfim, vai continuar a novela: identidade + cpf + titulo de eleitor + etc etc etc

  • QUARTI, RIO DE JANEIRO

    Vc lembra de quando o CPF virou aquela identidade azul dura e difícil e sem validade praticamente em todo nosso território. Com tarja pra que se não era utilizada para tal finalidade. Vejo com bons olhos a nova identidade e que se identifique por todo nosso território. Abrços.bjus.

  • Edson Oliveira, Rio de Janeiro

    Poderia aproveitar e fazer a mesma coisa com a identidade funcional de todos os policiais brasileiros, já que cada estado possui modelo próprio e diferente.

  • Wilson Baptista Junior, Belo Horizonte, MG

    Apesar das vantagens tecnológicas do documento, preocupa-me que o modelo apresentado tenha data de expiração. Vai ser mais uma burocracia onerosa, desnecessária e sem sentido fazer o cidadão brasileiro ter que renovar periodicamente sua carteira de identidade. Se o documento contém informações biométricas não faz sentido se preocupar se o retrato do cidadão fica desatualizado ou não.

  • Marcelo MIranda, Rio

    Uma forma mais inteligente de planejar inovações, e que o governo poderia muito bem aproveitar, seria realizar consultas públicas. Exemplo simplificadamente: Estamos planejando um novo documento de identidade. Tal documento deverá ter tais e tais características. Sugestões poderão ser enviadas até xx/xx pelo site wwwwww. As pessoas interessadas poderiam participar dando sugestões. Aposto que viriam ótimas idéias e simples de introduzir. Isso sim é democracia.

  • JCBrasil, Piracicaba/SP

    Esperamos esse novo documento, pelo visto moderno e dotado de alta tecnologia, sirva tambem para evitar que os aposentados e pensionistas da união,em especial do Ministério da Fazenda, pessoas idosas, muitas fragilizadas pela própria idade avançada, tenham que viajar 100, 200 km. ou mais, para serem fotografados como prova de que "estão vivos" uma excrecência adotada pelo MF a 11 anos, que deu uma pausa em 2010 por ser ano eleitoral. Tenho provas.

  • eduardo da silva pinto, rio de janeiro

    EU QUERO SABER,COM POSSO TIRAR A NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE.

  • anderson souza, rio de janeiro

    Boa tarde!
    Como faço para obter o novo modelo de identidade, onde posso tirar?

  • patricia, Rio de Janeiro

    Onde posso tirar a carteira dxe identidade no novo modelo?

  • sonia , sao gonçalo

    como faço para obter o modelo novo?

  • DENISE, 289538

    Boa tarde,como faço para ter a nova carteira.
    Obrigada.

  • ismael, rio de janeiro rj

    Onde posso tirar a carteira de identidade no novo modelo? e Como faço para obter o novo modelo.

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.