ASSINE
search button

Museu comemora vida e obra de Carmen Miranda

Compartilhar

JB Online

RIO - O que é que a baiana tem? A resposta para a pergunta que tem mais de sete décadas já é conhecida da maioria dos brasileiros. Mas há sempre o que desvendar sobre a obra e a vida conturbada de Carmen Miranda, considerada a primeira cantora do Brasil. E o Museu Carmen Miranda tem muitas histórias para contar sobre a Pequena Notável. No próximo dia 5, o espaço cultural comemora 34 anos, junto com os 55 anos de morte de Carmen. Para mostrar aos cariocas e turistas a importância da cantora e atriz para a nossa identidade cultural, o museu planeja uma programação especial, que começou nesta segunda-feira (26/7).

O Museu que abriga conjuntos de bens patrimoniais de Maria do Carmo - portuguesa de nascença e brasileira de coração - apresenta a seu público a exposição Relatos, Tecendo Memórias. A mostra, promovida em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Germinal Domingues, abre as homenagens à cantora que mostrou ao mundo a cultura do Brasil. Os trabalhos expostos são o resultado da oficina educativa realizada com 20 idosos. Durante quatro meses, a biografia de Carmen Miranda foi transformada em três painéis em forma de colchas de retalhos.

- A Carmen representa o próprio Rio de Janeiro. O Rio é conhecido no exterior e em outros estados do Brasil como um lugar alegre, divertido. As pessoas gostam de estar aqui e a Carmen Miranda representa tudo isso. Então, a nossa identidade cultural tem tudo a ver com ela. No mês de agosto, nós fazemos um tributo à memória dessa importante cantora, mostrando o quanto ela representa para a história nacional. Além da exposição, no dia 5, vamos expor no museu trajes que estão guardados há anos - anunciou o museólogo e diretor do museu, César Balli.

A oficina aconteceu em duas etapas: primeiro, foram coletados relatos orais das idosas que vão desde o contexto social da época em que elas viveram até a importância da Carmen Miranda na vida das autoras, dentro de uma ótica subjetiva e poética; em seguida, o grupo teceu plasticamente suas memórias. O curso despertou nas alunas o interesse pela arte, além da redescoberta de seus potenciais criativos. Para a coordenadora do setor educativo do Museu Carmen Miranda e responsável pelo projeto, Karla Gravina, as fãs foram agentes fundamentais na construção de uma memória social brasileira.

- Antecipamos às homenagens à Carmen Miranda para hoje, Dia da Avó, um público que a conheceu de perto. Durante um mês, os visitantes poderão ver a exposição. Queremos mostrar o legado que a cantora deixou, através da memória do povo. Este mês, ainda vamos receber a Escola Mirim Império do Futuro, que prestará uma homenagem à Carmen no dia 5 de agosto, às 16h. Há um ano, estamos reconstruindo o setor educativo do museu, que oferece ainda um cineclube, visita temática e oficinas de artes. A ideia é resgatar a criatividade dos nossos visitantes - explicou a artista plástica.

No museu, uma retrospectiva da vida da cantora: o nascimento de Carmen Miranda em Portugal; a vinda da família ao Brasil aos 10 meses de idade; a adolescência no Centro do Rio; a popularidade com a canção Pra Você Gostar de Mim (Taí); a estreia no cinema brasileiro em 1932; os trajes exóticos imitados e recriados até os dias de hoje; os shows no Cassino da Urca e na Broadway; o sucesso nas telas do cinema norte-americano; o casamento polêmico; a depressão; a trágica morte aos 46 anos, em Bervely Hills; e o emocionante enterro no Rio de Janeiro podem ser relembrados durante um passeio ao local.

- A Carmen não perde o fascínio porque é polêmica. Ela foi para os Estados Unidos, mas nunca deixou de colocar sua alma brasileira nas canções. Muitos detalhes da biografia de Carmen Miranda ainda estão sendo reconstruídos: a vida sexual, as drogas, o álcool, o casamento falido, a relação amorosa que tinha com sua mãe, que permaneceu do seu lado até sua morte, e o excesso de trabalho. Essas histórias fizeram com que ela se perpetuasse. A nossa Pequena Notável traz toda a trajetória dos anos 30, 40 e 50 - revelou o museólogo César Balli.

Ao entrar no equipamento estadual, os visitantes - cerca de 8 mil pessoas visitam o local por ano, sendo 60% público estrangeiro - conhecem Carmen Miranda através de seus shows, seus filmes, suas músicas e sua moda. No acervo de 3.560 itens está incluído fotografias, roteiros, discos originais, adereços, indumentárias, arquivos audiovisuais, além de objetos pessoais da Pequena Notável. Mas as peças da ícone da cultura brasileira não param de chegar ao museu. Instalado no Parque do Flamengo, o museu guarda coleções doadas pela família de Carmen, que conquistou fãs em diversos países, como Estados Unidos, Canadá e Argentina.

Em breve, o museu ganhará nova museugrafia, iluminação, climatização, ambientes expositivos, reprodução fotográfica, além de ser adaptado para visitação escolar. Para aumentar o número de obras expostas ao público, o equipamento se prepara para que nos próximos anos receba um espaço maior na nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), que deve começar a ser erguido até o final do ano. No local, o Museu Carmen Miranda poderá exibir suas relíquias preservadas há anos em suas reservas técnicas, em sua biblioteca e seu arquivo.

- Nós temos uma reserva técnica, na qual 80% dos trajes precisam ser restaurados. Nós precisamos recuperar e fazer réplicas. Temos mais de duas mil fotografias da Carmen Miranda. As roupas da Carmen remetem à época que a cantora viveu, aos filmes e aos musicais. Apenas 20% das peças foram recuperadas, entre eles, trajes de shows e cenas. No novo MIS, será possível mostrar mais detalhes da moda e da vida da cantora. Serão cerca de 600 m2 para expor. O público exige um museu maior - ressaltou o diretor do museu, César Balli.

Acervo exclusivo para pesquisa

O Museu Carmen Miranda reserva dois espaços exclusivos para pesquisas. Na biblioteca, estudantes e pesquisadores têm acesso a cinco mil recortes de jornais e revistas que relatam os acontecimentos históricos, filmografia e discografia da cantora. Já o arquivo do centro cultural preserva documentos pessoais, contratos, programas, roteiros de filmes, menções honrosas, homenagens, folhetos e cartazes de filmes, desenhos, retratos e correspondências de Carmen Miranda. São mais de 200 artigos.

Serviço

Museu Carmen Miranda

Av. Rui Barbosa, em frente ao n° 560, no Parque do Flamengo

Terça à sexta-feira - das 11h às 17h

Sábado - 13h às 17h

Informações: 2334-4293

As informações são do site do Governo do Estado do Rio de Janeiro.