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Metrô Rio inaugura a Conexão Pavuna-Botafogo

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JB Online

RIO - A concessionária Metrô Rio inaugura nesta segunda-feira dia 21, a Conexão Pavuna-Botafogo, que estende a Linha 2 até a Zona Sul da cidade e acaba com a transferência na Estação Estácio. Inicialmente, na fase de pré-operação, a circulação de trens no novo trecho será feita apenas em dias e horários de maior movimento. Com a extensão da linha em operação plena, a partir de 22 de fevereiro, os 250 mil passageiros que circulam diariamente na Linha 2 não vão mais precisar trocar de trem para chegar ao Centro e à Zona Sul, com economia de 13 minutos na viagem. A interligação das duas linhas vai aumentar a capacidade de transporte do metrô carioca, que passa a oferecer mais 200 mil lugares por dia, pois os passageiros das Linhas 1 e 2 não precisarão mais compartilhar o mesmo trem a partir do Estácio.

Além disso, as composições da Linha 2 ganharão carros extras. Todas terão seis carros, e não apenas quatro ou cinco, ampliando a oferta de lugares desde Pavuna. Já os trens da Linha 1 terão todos cinco carros. Outro benefício da Conexão Pavuna-Botafogo será a redução do intervalo entre trens, que cairá para dois minutos e quarenta e cinco segundos nos horários de pico, entre as estações Central e Botafogo, trecho onde as composições das duas linhas estarão circulando.

Para a viagem inaugural, excepcionalmente será feito o trajeto de General Osório até Maracanã, onde o presidente Luis Inácio Lula da Silva desembarca para outros compromissos. A viagem do trecho já é possível, mas só poderá ser incorporada à operação diária quando chegarem os novos trens comprados pela concessionária. Até lá, o trajeto direto será feito entre Pavuna e Botafogo, destino que atende a 78% dos passageiros da Linha 2.

Ajustes na pré-operação

A nova Linha 2 começa a funcionar amanhã, dia 22, em sistema de pré-operação, e será implantada de forma gradual até 22/2, para permitir ajustes e a conclusão da estação Cidade Nova, em frente à Prefeitura. Até 22 de fevereiro os trens da Linha 2 somente vão fazer a ligação direta Pavuna-Botafogo no horário de maior movimento: das 17h às 19h nos dias úteis. Nos dias úteis entre 5h e 8h os trens vão circular somente de Pavuna até a Glória. Nos demais horários, em finais de semana e feriados até o dia 22/2, ainda haverá a transferência na estação Estácio. O trajeto completo de Pavuna a Botafogo será feito todos os dias a partir de 22 de fevereiro.

Para orientar bem os usuários, o sentido dos trens será informado de diversas formas: por meio de avisos sonoros dentro dos carros, por placas de identificação na frente dos trens, em painéis de LED na parte superior da porta de cada carro e por 120 televisores de LCD de 42 polegadas que foram instalados de Central a Botafogo, sendo 12 por estação. Além disso, nas primeiras semanas da nova operação haverá 68 promotores nas plataformas e 120 funcionários administrativos da concessionária nas estações para orientar e tirar dúvidas dos clientes. O Metrô Rio vai ainda distribuir um milhão de folhetos explicativos nas estações.

A partir desta terça-feira, 22/12, quem embarcar na Linha 2 nos dias úteis entre 5h e 8h e entre 17h e 19h com destino a uma das estações de Copacabana (Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo) ou General Osório, em Ipanema, poderá desembarcar em qualquer estação a partir de Central e embarcar no trem seguinte com destino a General Osório. Nestes dias e horários, os passageiros da Linha 2 que precisam chegar às estações da Tijuca (Saens Peña, São Francisco Xavier e Afonso Pena), Estácio ou Praça Onze deverão desembarcar em Central e aguardar na mesma plataforma o trem da Linha 1 no sentido contrário, direção Saens Peña. Os clientes que partem da Linha 1 com destino a estações da Linha 2 poderão desembarcar entre Central e Glória ou em Botafogo, dependendo do horário, para efetuar a troca de trens e seguir viagem.

Investimentos de R$ 1,15 bilhão

A Conexão Pavuna-Botafogo faz parte de um pacote de investimentos de R$ 1.15 bilhão da concessionária, assumido com o atual governo do estado, em dezembro de 2007. Apenas a partir da mudança do contrato a concessionária pôde investir em melhorias e expandir sua atuação, que antes se restringia à operação e manutenção das Linhas 1 e 2. A empresa já modernizou o Centro de Controle de Tráfego do metrô e comprou 19 novos trens, que começam a chegar em 2011 para a Linha 2, com sistema de ar-condicionado dimensionado para suportar a incidência direta de sol e calor. Em março de 2010 conclui a estação Cidade Nova, que fará parte da Linha 2, e uma nova passarela até a Prefeitura, totalmente acessível. E até 2014 entrega à população a estação Uruguai, na Tijuca. A concessionária está ainda ampliando e modernizando todos os sistemas de controle, sinalização, ventilação e energia. Todas essas medidas vão permitir duplicar a oferta de lugares do metrô carioca, de 550 mil para 1,1 milhão de lugares por dia.