ASSINE
search button

Trem do Funk leva o baile para os trilhos do Rio

Compartilhar

Thiago Jansen, JB Online

RIO - Na manhã desta sexta-feira, Dia da Consciência Negra, o primeiro Trem do Funk da cidade levou o baile para cima dos trilhos da SuperVia, numa festa que, apesar do forte calor, contou com a presença e animação de cerca de 1.800 pessoas e apresentações de figuras de destaque do gênero musical, como os Mc´s Cidinho, Buchecha, Créu, Sapão, Menor do Chapa, Bruninha, Jonathan Costa, e até do sambista Neguinho da Beija-flor.

Inspirado no tradicional Trem do Samba que há 13 anos reúne os bambas do gênero numa viagem da Central a Oswaldo Cruz -, o Trem do Funk partiu da Central às 11h30 e seguiu viagem até Belford Roxo, onde a prefeitura do município montou um grande palco na praça ao lado da estação para dar continuidade a festa. Durante o percurso, o trem realizou apenas três breves paradas nas estações do Jacarezinho, Mercadão de Madureira e Pavuna, onde houve o embarque de grupos locais e os passageiros puderam trocar de vagões.

O Trem do Funk foi uma iniciativa do secretário de Transporte do Rio, Júlio

Lopes, e do secretário de Cultura de Belford Roxo, pai da Furacão 2000,

Rômulo Costa. De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é promover a integração social e firmar o ritmo como uma manifestação cultural, popular e legítima da cidade.

- Este é um passo de suma importância para o funk. Embora o ritmo tenha caído nas graças do mundo e se popularizado na noite das principais metrópoles, ainda existe muita resistência aqui no nosso próprio estado. Eventos como este são importantes para mostrar à opinião pública que o funk, é, sim, uma

vertente cultural, e merece respeito considerou Rômulo Costa, um dos

precursores do movimento musical.