ASSINE
search button

Inea vistoria área afetada por incêndio em Cabo Frio

Compartilhar

JB Online

RIO DE JANEIRO - Fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria do Ambiente, realizaram nesta terça-feira (6/8) uma vistoria na região afetada pelo incêndio que atingiu a Área de Proteção Ambiental (Apa) do Pau-Brasil, em Cabo Frio, no último domingo. Cerca de 39 hectares da unidade foram atingidos pelo fogo, que foi controlado na manhã de segunda-feira.

Bombeiros do Serviço de Guarda-parques e agentes da Superintendência Regional Lagos São João do Inea, junto ao chefe da APA, Márcio Beranger, promoveram um levantamento de campo no local para avaliar os estragos provocados pelo fogo.

Segundo Beranger, o local afetado pelo incêndio tem predominância de vegetação de Taboa. Pelas características da área, alagadiça, os técnicos suspeitam de incêndio criminoso. No entanto, não foi identificado ainda o ponto de início do fogo. As investigações ficarão a cargo de destacamento especializado em perícia de incêndios do Corpo de Bombeiros.

Durante a vistoria, os fiscais também emitiram notificações à população do entorno da unidade com o objetivo de conscientizá-la sobre os cuidados necessários para a conservação da unidade. Entre outras coisas, os moradores foram aconselhados a não queimarem o lixo.

De acordo com o chefe da APA, apesar dos estragos, numa área muito procurada por aves migratórias, o fogo não alcançou os pontos de maior biodiversidade da unidade, onde há bosques de pau-brasil, bromélias e outras espécies endêmicas.

Em parceria com o Batalhão do Corpo de Bombeiros de Cabo Frio, a administração da APA pretende promover um curso de capacitação de contenção de incêndios para moradores da comunidade do entorno da unidade. O objetivo é criar uma brigada especial, que atuará no primeiro atendimento de combate a incêndios. O Serviço de Guarda-Parques do Inea disponibilizará equipamentos, como bombas costais reservatórios para transporte de água dotados de mangueira para aspergir o líquido abafadores, entre outros instrumentos.

A APA do Pau-Brasil está localizada nos municípios de Armação de Búzios e Cabo Frio e possui 14 mil hectares contando com a área marinha.