ASSINE
search button

Mandato do vereador Eider Dantas é cassado

Compartilhar

Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - O vereador Eider Ribeiro Dantas Filho (DEM) teve o mandato cassado nesta sexta-feira pelo juiz da 228ª Zona Eleitoral, Eduardo Perez Ogberg. Segundo a sentença, Eider foi beneficiado pela pavimentação da Rua Orlando Carneiro, em Campo Grande (Zona Oeste) com o uso promocional de dinheiro público. Há cerca de um mês, o mesmo juiz afastou Carminha Jerominho da Câmara dos Vereadores. O secretário de Obras na época, Rodrigo Carvalho Ribeiro Dantas, filho do vereador cassado, foi quem determinou a obra. Pai e filho também receberam uma multa de 100 mil Ufir (cerca de R$ 100 mil) cada um. A execução é imediata.

O Ministério Público Eleitoral moveu a representação quando Eider Dantas ainda era candidato a vereador, a partir de procedimento aberto pela fiscalização da Propaganda Eleitoral do TRE-RJ. Os fiscais visitaram a obra levados por uma denúncia anônima. O trabalho de asfaltamento estava sendo realizado por servidores municipais da secretaria de Obras, com apoio de um caminhão com o símbolo da prefeitura do Rio.

Dantas teria prometido recapear a rua durante sua campanha. No local, foi encontrado muito material de campanha no carro do cabo eleitoral Marcelo de Almeida Assis, presidente da Associação de Moradores do lugar. Ele admitiu que trabalhava para Eider Dantas.

Improbidade administrativa

O Ministério Público do Rio de Janeiro entrou, em maio deste ano, com uma ação civil pública contra Eider Dantas, ex-secretário de obras do prefeito Cesar Maia, por improbidade administrativa. A ação se refere a irregularidades na construção da Cidade da Música, um complexo cultural, na Barra da Tijuca, que custou R$ 490 milhões.