ASSINE
search button

Capela do Palácio Guanabara passará por obras recuperação

Compartilhar

JB Online

RIO - Localizada no Palácio Guanabara, um dos mais importantes patrimônios nacionais, a Capela de Santa Terezinha faz parte do cenário dos jardins da sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro há 62 anos. A história da pequena igreja está entrelaçada com a devoção de Carmela Dutra, esposa do então presidente da República, marechal Eurico Gaspar Dutra, que residiu no palacete na década de 40. Hoje, a capela é utilizada para realização de missas comunitárias e casamentos.

Para conservar a construção neocolonial, a Superintendência de Engenharia e Manutenção, ligada à Subsecretaria de Gestão da Casa Civil, iniciará a recuperação do espaço durante este ano. As manutenções das instalações elétricas e das pinturas estão incluídas nos planos de restauração.

- A partir de 2009, começaremos a atuar mais na capela. A recuperação será rotineira. A pequena igreja é de extrema importância para o complexo do Palácio Guanabara porque compõe muito bem o espaço. A procura por casamentos é grande por causa do entorno da capela. Mesmo durante as obras que estão acontecendo no palácio, as cerimônias continuarão a ser realizadas - afirma a superintendente, Isabel Cristina Andrade.

Construída pelo arquiteto Alcides Cotia, a Capela de Santa Terezinha começou a ser erguida em maio de 1946. As obras, comandadas pelo engenheiro Oscar Argolo, foram custeadas com as sobras das verbas da campanha presidencial de Gaspar Dutra. A então primeira-dama do país, Carmela Dutra, decidiu construir o local para doar à população. E a pequena igreja foi inaugurada no dia 30 de setembro do mesmo ano.

- A capela foi criada para integrar a sociedade com a sede do governo. É um patrimônio por estar ligada às histórias do Palácio Guanabara e do Brasil - explica o arquiteto Eduardo Maselli Valdetaro.

A Capela de Santa Terezinha do Palácio Guanabara recebe a comunidade para missas às quartas-feiras, às 10h, e aos domingos, às 10h e às 18h. As cerimônias de casamentos, que são gratuitas para funcionários da sede do Governo do Estado, são realizadas às sextas-feiras e aos sábado. Mais informações sobre reservas podem ser obtidas pelo telefone (21) 2334-3301.

Com informações do governo do estado