ASSINE
search button

São João da Barra deve ter 100% de saneamento básico

Compartilhar

JB Online

RIO - Técnicos de uma empresa de consultoria que presta serviço ao Governo do Estado e atende a secretaria de estado do Ambiente estiveram recentemente em São João da Barra, para dar início a um levantamento para a implantação de um sistema de saneamento básico em todo o município.

O levantamento, encomendado pelo governo fluminense, tem previsão de início até o final de janeiro e deverá ser concluído em um prazo aproximado de dois meses, segundo o diretor da Conen Consultoria, Ernane Costa. Ele explicou que o primeiro passo é a parte técnica e de conceituação, seguido pelos projetos executivos e, finalmente, pela construção do sistema. O recurso para o programa de saneamento básico é proveniente do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

Os recursos do Fecam são oriundos de 5% dos royalties do petróleo atribuídos ao Estado do Rio de Janeiro, bem como do resultado de multas administrativas aplicadas e condenações judiciais por irregularidades constatadas pelos órgãos fiscalizadores do meio ambiente.

A prefeita de São João da Barra também esteve com a secretária de estado do Ambiente, Marilene Ramos.

-Tanto o ministro Minc quanto a secretária Marilene têm demonstrado muita boa vontade com o nosso município - observa Carla Machado.