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Bairro-Escola será modelo para educação em horário integral

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Agência JB

NOVA IGUAÇU - O programa Bairro-Escola, projeto pioneiro desenvolvido pela Prefeitura de Nova Iguaçu, servirá de modelo para experiências de horário integral em outras cidades do Brasil, disse hoje, segunda-feira, 14 de maio, o ministro da Educação, Fernando Haddad,que junto com o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, estive em Nova Iguaçu para a comemoração do primeiro ano do Bairro-Escola.

Observado pela Unicef e por ONG's de todo o Brasil, o Bairro-Escola de Nova Iguaçu já vem inspirando projetos como o Escola Integrada, implantado há três meses pela Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo Haddad, o Bairro-Escola é o paradigma para um projeto nacional, o Mais Escola , lançado dentro do PDE (Programa de Desenvolvimento da Educação do MEC) há um mês.

O diferencial do Bairro-Escola é a rede de parceiros que a escola estabelece no bairro, onde o clube, por exemplo, cede a piscina que fica ociosa durante a semana para o uso das crianças, a igreja empresta a sala para aulas de reforço e assim por diante. Além de baratear o custo per capita do horário integral no Bairro Escola o custo é de R$ 12 reais papara as crianças do primeiro segmento e R$ 34 para o segundo segmento viabilizando-o, projeto tem outro mérito: envolver toda a comunidade na tarefa de educar.

Haddad percorreu parte do trajeto utilizado pelas crianças da Escola Minicipal Anna Maria Ramalho, em Miguel Couto. Ele andou do Senarte, parceira da escola, até a Escola Livre de Cinema, onde o ministro assistiu a um curta-metragem feito pelos próprios alunos. Depois, sob um palco armado na rua, assistiu a uma peça encenada pelos estudantes da escola Douglas Brasil contando como foi esse primeiro ano de implantação do projeto.

O balanço não fez referência apenas às vitórias, mas, principalmente, aos desafios enfrentados e os que ainda precisam ser vencidos. O prefeito Lindberg Farias lembrou que o projeto nasceu de uma necessidade financeira.

- Não tínhamos dinheiro para construir grandes escolas, grandes equipamentos. Foi aí que surgiu a idéia das parcerias, lembrou.