ASSINE
search button

Bope treina Força Nacional em favela da Zona Sul

Compartilhar

Agência JB

Rio - Os policias da Força Nacional de Segurança (FNS) começaram, esta semana, a recapitulação do Estágio de Ações Táticas (EAT) ministrado por especialistas do Batalhão de Operações Especiais da PM (BOPE). A primeira simulação de operação policial intitulada "Progressão em área de favela" foi realizada ontem, entre 8h e 11h, na comunidade Tavares Bastos, entre Laranjeiras e Catete, Zona Sul. Um grupo de 32 homens por dia será treinado até quinta-feira. Passarão pela revisão do curso nesta primeira fase um total 128 policiais da FNS.

O mesmo exercício foi aplicado por instrutores do Bope quando a FNS foi criada, em 2005. Durante as ações, cada grupo de 32 homens é subdividido em quatro guarnições de oito homens. Cada policial tem uma função específica: o comandante do grupamento coordena a equipe com auxílio de um subcomandante, enquanto dois homens fazem a segurança "vanguarda" (frontal) e outros dois vigiam os flancos. Um policial é o responsável pela revista e outro é atirador de precisão ou de elite.

O policial que segue à frente do grupo, chamado de frontal, tem que ter a capacidade de sobrepujar obstáculos e ser bom atirador, explicou o coordenador do curso, major Ricardo Soares, que comanda cinco instrutores, todos do Bope. Nos treinamentos, os policiais da FNS usam fuzis Imbel calibre 556 modelo MD97 (uma adaptação do FAL calibre 762) e pistola Tauros calibre 24/7.

No curso, realizado em condições geográficas de áreas de alto risco, os policiais exercitam o controle da população em situação de perigo, relembram técnicas de cobertura e proteção e treinam disciplina tática.

A partir de quinta-feira os instrutores do BOPE vão aumentar o grau de dificuldade dos treinamentos. As simulações de operações policiais serão realizadas em comunidades com risco real de combate com traficantes de drogas, mas sempre com o monitoramento e apoio do BOPE.

Gradativamente aumentaremos a dificuldade do treinamento, colocando os policiais da Força sob situações de risco e de stress em situações reais de combate, disse o major.

Daqui a três semanas os policiais da Força Nacional de Segurança estarão ambientados e capacitados para participar das operações do Bope e da Core na região metropolitana, incluindo cerco e incursões em favelas. Enquanto isso, os policiais da FNS continuarão o treinamento de rotina de técnicas de abordagem, tiro e educação física sob a coordenação da FNS no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), em Sulacap, na Zona Oeste.