ASSINE
search button

Iaserj atenderá também a pacientes que não sejam funcionários públicos

Compartilhar

Agência JB

Rio - Hoje, equanto vistoriava os hospitais estaduais Rocha Faria e Eduardo Rabello, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, o secretário de Saúde, Sergio Côrtes anunciou a expansão do atendimento do Iaserj a pacientes que não sejam apenas servidores públicos.

Côrtes percorreu os três andares do hospital Rocha Faria acompanhado pelo novo diretor, Acyr Pires Aguiar. Durante a inspeção, foram constatadas algumas melhorias como a ausência de macas nos corredores. Entre os problemas observados estão o não funcionamento de um CTI devido a ausência dos equipamentos; uma área da enfermaria com cerca de 48 leitos desativados, assim como a Day Clinic voltado para o planejamento familiar; o ambulatório onde são feitos procedimentos para laqueaduras está fechado há quatro meses. O secretário informou que a Day Clinic não só será reaberta como também fará cirurgias de vasectomia. Outra unidade que será reativada é a do Sorriso Especial, especializado no atendimento odontológico a crianças especiais, com problemas de Síndrome de Down, paralisias cerebrais, ou doenças neurológicas de maior complexidade.

O secretário garantiu que logo serão iniciadas as obras de manutenção do prédio e de aparelhos avariados, como o tomógrafo, que não consegue imprimir laudos porque o software não é o original. A Siemens se recusa a fazer o conserto alegando atraso no pagamento, cuja dívida já estaria em R$ 80 mil. Côrtes disse que tenta convencer a empresa a fazer o serviço com o compromisso de honrar os pagamentos daqui para frente, da mesma forma como contornou o problema com as empresas que prestam serviço de hemodiálise para o estado, que chegaram a ameaçar a suspensão do atendimento de cerca de 350 pacientes.

O diretor do Rocha Faria, Acyr Pires Aguiar, garantiu que em 15 dias vai reinaugurar o CTI parado, com oferta de mais sete leitos, e iniciar as obras de recuperação do prédio, além de fazer a troca de material cirúrgico e das macas deterioradas. Segundo ele, o hospital tem mais problemas de infra-estrutura que de pessoal, cuja deficiência maior está no setor de neurocirurgias, em cerca de 45%. O diretor garante que o Rocha Faria vai recuperar a marca de ser o segundo em atendimento de emergência no estado: atende atualmente cerca de mil pessoas por dia. O hospital, que possui 248 leitos, vai ganhar mais 56 de neurocirurgia, ortopedia e outros atendimentos de alta complexidade.

O secretário confessou que os funcionários dos hospitais estaduais fazem milagres diante das dificuldades e da falta de condições de trabalho.

Vamos exigir gestão nos hospitais, mas reconheço que o governo do estado tem de dar condições para os nossos profissionais, completou.

O secretário voltou a dizer que não irá alterar sua rotina de trabalho a despeito das ameaças de morte que vêm sofrendo.

No dia em que achar que não posso sair às ruas, estará na hora de deixar a Secretaria. O governador Sérgio Cabral precisa de um secretário que trabalhe para recuperar a saúde no estado. Acredito ser possível mudar a administração pública e fazê-la eficiente. Além do mais conto com o apoio da população e da sociedade organizada, finalizou.

Depois do Rocha Faria, o Sérgio Cortes visitou o Centro de Geriatria e Gerontologia Eduardo Rabello, que atende idosos segurados do Iaserj (Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro). Situado numa área de mais de 15 mil metros quadrados e com cerca de oito mil metros quadrados de área construída.

O hospital tem boa estrutura, necessitando apenas de algumas melhorias. O instituto possui um importante centro de fisioterapia e bons laboratórios, mas eles estão desativados. O problema é que os recursos da Secretaria são destinados apenas às unidades que atendem o SUS (Sistema Único de Saúde). Por isso, vou apresentar ao governador a proposta de transformar o Eduardo Rabello em unidade de atendimento universal de saúde para poder melhorar suas condições, frisou Côrtes, explicando que, com essa medida, os pacientes com seqüelas neurológicas, principalmente portadores de traumantismo raqui-medular poderão ser tratados no Eduardo Rabello.