ASSINE
search button

Penitenciária Bangu 6 será reinaugurada amanhã

Compartilhar

Agência JB

RIO - Dando continuidade ao processo de desativação do Complexo Penitenciário da Frei Caneca, o Governo do Estado inaugura nesta terça-feira, em Gericinó, Zona Oeste do Rio, as novas instalações da Penitenciária Lemos Brito (Bangu 6), que atualmente funciona no Centro do Rio.

A nova unidade teve as obras embargadas em 2002. A partir de um Termo de Ajustamento de Conduta, assinado pela governo estadual e o ministério da Justiça, em abril deste ano, o estado assumiu e concluiu as obras.

Com capacidade para 512 detentos a unidade tem 12 galerias: oito com capacidade para 64 presos cada (quatro por cela), e outras quatro destinadas ao parlatório dos internos (visita íntima). As obras da nova Lemos Brito custaram R$ 12 milhões para os cofres do estado e seguem os padrões das unidades de segurança máxima Bangu 1, 2, 3 e 4, também em Gericinó.

Funcionarão na penitenciária o Colégio Estadual de Ensino Supletivo Mário Quintana, uma biblioteca, uma padaria industrial, uma fábrica de móveis para banheiro, projeto de reciclagem e informática, entre outras atividades.

Na última quarta-feira, a Secretaria de Administração Penitenciária transferiu 102 detentas da Casa de Custódia Romeiro Neto, na Frei Caneca, para a Penitenciária Joaquim Ferreira de Souza, também em Gericinó.

Além da Romeiro Neto (já desativada) e da Lemos Brito (ainda sem previsão de transferência dos presos), outras duas penitenciárias funcionam no Complexo da Frei Caneca, Milton Dias Moreira e Pedrolino de Oliveira, com aproximadamente 1200 presos no local. Todas serão desativadas e transferidas para novas unidades em Japeri e Gericinó.

O governo do estado receberá no início de dezembro as novas unidades prisionais que estão sendo finalizadas no Complexo Penitenciário de Japeri, na Baixada Fluminense. O complexo ocupará área total de 15.550 metros quadrados, orçado em R$ 31.210.528,51 pela Secretaria de Administração Penitenciária