ASSINE
search button

Crítica: 'Coração do samba'

Compartilhar

Dezoito vezes campeã do Carnaval carioca, uma das mais tradicionais escolas de samba e mais populares do mundo tem um pouco de sua história traçada em Coração do samba, documentário em que viajamos por dentro da bateria da Estação Primeira de Mangueira. Tendo como principal narrador o filho do fundador da bateria da escola, Elmo dos Santos, o documentário, de Thereza Jessouroun, mostra o universo musical e a paixão dos ritmistas.

A narração emocionada de Elmo dos Santos bem como de outros ritmistas integrantes da bateria de 2004 e 2011, consegue nos transportar para o som ensurdecedor que parece sair do coração de cada componente. Quem vive no sonho de ser campeão na Avenida. 

Em um dos relatos o sentimento é traduzido pontualmente "Não existe ritmista de escola de samba que não ame o que está fazendo" já que muitos chegam do trabalho cansados, mas nem pensam em faltar um ensaio. E no meio de cada história, as "escapadas" para comparecer aos ensaios, a tensão na hora de esperar a nota "10" dos jurados e todo o esforço de quem respira samba.

Regido pelos batuques bem orquestrados e a emoção na medida certa, Coração do samba será uma excelente experiência para os apaixonados por samba. Mesmo para os que não são grandes fãs do estilo musical, nem do Carnaval, será difícil não se sentir contagiado pela história da escola "do povo" escrita todos os dias.

Cotação: *** (Ótimo)

>> Locais em que o filme está em exibição entre 24 de fevereiro e 1 de março 

Zona Sul: Arteplex 5: 18h. 

>> Programação de Cinema completa de 24 de fevereiro a 1 de março