ASSINE
search button

CCBB Rio apresenta Quadrilátero

Projeto idealizado pelo saxofonista Leo Gandelman propõe encontros no palco

Compartilhar

Saxofones, cordas dedilhadas, cordas com arco e metais vão mostrar como dialogam e improvisam, em grupos formados por grandes nomes como Joel Nascimento e jovens virtuoses como Jessé Sadoc – encerrando cada show com uma grande jam session. 

Grandes músicos do universo instrumental brasileiro vão se encontrar a partir de 21 de janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. No palco do Teatro II, todos finais de semana até 12 de fevereiro, o projeto Quadrilátero vai reunir músicos da primeiríssima linha do tinstrumental brasileiro, em encontros inéditos promovidos pelo renomado saxofonista Leo Gandelman. A cada semana, quatro instrumentistas de um mesmo naipe se juntam para apresentar, cada um, seu trabalho, e criar em conjunto uma grande improvisação. Ou seja, a cada semana, o espectador tem a chance de testemunhar uma apresentação única.

“O improviso sempre foi uma característica marcante no jazz, talvez seu maior legado”, diz Gandelman. “O jazz organizou e catalogou o improviso mas hoje em dia os músicos de todos os gêneros -  do forró ao rock, passando pelo samba – incluem essa demonstração de virtuosismo em suas performances”. O improviso é a parte lúdica do músico", explica Gandelman, que sugeriu que o repertório inclua standardsdas música brasileira. “Os artistas convidados têm os mais diversos backgrounds, e são músicos de personalidade bem marcante. Ou seja, cada um desses encontros vai ter uma enorme riqueza”, completa Leo.

Atrações -Uma união de grandes talentos e inspirações. Na estreia (21 e 22 janeiro), quatro grandes saxofonistas brasileiros se reunem num show memorável: Leo Gandelman (Tenor), Henrique Band (barítono), José Nogueira (soprano) e Idriss Boudrioua (Alto) .

Na segunda semana (28 e 29 janeiro), conjunto de cordas dedilhadas com Henrique Cazes (cavaquinho), José Paulo Becker (violão), Joel do Nascimento (bandolim) e Marcello Gonçalves (Violão de 7 Cordas) tendo Beto Cazes, na Percussão.

Nos dias 04 e 05 de fevereiro, a apresentação fica por com de um naipe de cordas tocadas com arco, a cargo de Jaques Morelenbaum (violoncelo), Nicolas Krassik (violino),  Ricardo Herz (violino) e  Lui Coimbra (violoncelo).

Para encerrar o projeto (11 e 12 de fevereiro), naipe de metais em uma reunião de grandes músicos brasileiros conhecidos por suas carreiras solo e suas diferentes tendências artísticas: Jesse Sadoc (trompete), Paulinho Trompete (trompete), Vittor Santos (trombone) e Serginho Trombone (trombone).

Todos os espetáculos - com exceção do de cordas dedilhadas - serão  acompanhados pelo trio formado por David Feldman, um dos grandes virtuosos do piano de Jazz e MPB do Brasil, Alberto Continentino (baixo) e Renato Massa (bateria). 

O projeto será realizado simultaneamente no CCBB Brasília e Rio, com apresentações nos finais de semana, sábado e domingo, no Rio de Janeiro.

Programação Completa:   

Dias 21 e 22 de janeiro – Quarteto de saxofones 

Leo Gandelman 

Henrique Band 

Zé Nogueira 

 Idriss Boudrioua   

Dias 28 e 29 de janeiro – Quarteto de cordas dedilhadas 

Henrique Cazes 

José Paulo Becker (violão) 

Joel Nascimento (bandolim) 

Marcello Gonçalves (Violão de 7 Cordas) 

 Convidado:  Beto Cazes, na Percussão. 

Dias 04 e 05  de fevereiro – Quarteto de cordas em arco 

Jaques Morelenbaum (violoncelo) 

Nicolas Krassik (violino) 

Ricardo Herz (violino) 

 Lui Coimbra (violoncelo) 

Dias 11 e 12 de fevereiro – Quarteto de metais 

Jesse Sadoc (trompete) 

Paulinho Trompete (trompete) 

Vittor Santos (trombone) 

Serginho Trombone (trombone)

Quadrilátero 

Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Marco, 66 - Centro - Telefone: (21) 3808-2020 Teatro II Data: De 21 de janeiro a 12 de fevereiro, sábados e domingos

(21, 22, 28 e 29 de janeiro e 04, 05, 11 e 12 de fevereiro) Horário: 19h

Capacidade: 155 lugares Ingressos:  R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia-entrada para estudantes, professores, pessoas com mais de 60 anos e clientes Banco do Brasil). Classificação Indicativa: livre

www.bb.com.br/cultura