ASSINE
search button

Festival Panorama  - 20 Anos

O evento da cena da dança e das artes do corpo  traz  40 espetáculos nacionais e internacionais

Compartilhar

FESTIVAL PANORAMA - O festival completa 20 anos e se consolida como o maior evento de performance e dança profissional do Brasil e um dos mais importantes do América Latina. Com direção geral e curadoria de Eduardo Bonito e Nayse Lopez, o festival traz nesta edição 31 companhias  nacionais  internacionais, que apresentarão, entre os dias 4 e 20 de novembro,  40 espetáculos em 15 diferentes teatros e espaços nas zonas Sul, Norte e Oeste, além do Centro, da Baixada e de São Gonçalo. 

Nos 17 dias do festival o público pode conferir trabalhos e companhias e coreógrafos da  África do Sul, Alemanha, Bélgica, Benin, Dinamarca, Equador, Espanha, EUA, França, Irlanda, Marrocos, Moçambique, Países Baixos, Portugal, Cingapura e Uruguai. E companhias de sete estados brasileiros: Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, além do Distrito Federal. Os espetáculos são gratuitos ou têm ingressos a preços populares (de R$ 1 a R$ 16).

Nesta edição, o homenageado é o carioca João Saldanha, um dos mais respeitados e premiados coreógrafos brasileiros, com uma retrospectiva que reúne os trabalhos Paisagem concreta, Núcleos, Qualquer coisa a gente muda e Monocromos, concebidos com o Atelier de Coreografia, companhia que dirige desde 1968.  Outro destaque é o Panarominha com apresentação de espetáculos voltados para o público infantil com o objetivo de formação de novas plateias.

Na programação, um dos destaques internacional é a companhia belga Rosas. Criada por Anne Teresa De Keersmaeker, Rosas é hoje uma das mais respeitadas e requisitadas companhias do mundo. O Panorama também apresenta o primeiro solo do dançarino irlandês Colin Dunne, que se projetou internacionalmente como a estrela do grupo musical Riverdance. Outro destaque é The Continuum: Beyond the Killing Fields, espetáculo da companhia de Cingapura The TheatreWorks

A programação também abrange oficinas, residências e seminários. O Armazém da Utopia será a sede do com.posições.políticas – encontro ibero-americano de arte e políticas. Composto por quatros dias de debates, palestras e conversas, o evento também contempla uma agenda artística com dança, cabaré, música e performances. A Plataforma Carioca de Artes Cênicas que acontece durante o festival tem a proposta de promover o intercâmbio nacional e internacional entre produções de teatro, novo circo e dança do Rio de Janeiro.  Confira a programação completa no site: www.panoramafestival.com