ASSINE
search button

Festival comemora o Dia Internacional do Folclore

Festival no Centro Cultural Banco do Brasil reúne uma maratona de atrações gratuitas que resgatam e preservam manifestações do folclore brasileiro

Compartilhar

O  5º Festival do Folclore Brasileiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, comemora o Dia Internacional do Folclore (22 de agosto) com uma maratona de atrações que resgatam e preservam nossas raízes. De quarta (17/08) a domingo (21/08), adultos e crianças podem participar de apresentações  gratuitas de dança, música, laboratórios de ações criativas, contação de histórias e outras atividades. A programação inclui tradições de outras regiões, como o Nordeste, com a participação dos grupos Céu na Terra, Zanzar e Cia Folclórica do Rio/UFRJ, que apresentarão batuques, com atabaques, alfaias, tambor de Crioula do Maranhão e candongueiro, além de danças e músicas do cancioneiro popular que ilustram a riqueza e o colorido das manifestações genuinamente brasileiras. Além dos grupos convidados, a equipe de arte-educadores do CCBB Educativo apresenta contação de histórias da tradição popular e atividades com música e gravura. O festival traz ainda o Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição, do Rio Grande do Sul, um dos grupos pioneiros na pesquisa e resgate das tradições sulistas. Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66, Centro (3808-2020).  Atividades do educativo: 1º andar. Apresentação de grupos: rotunda. 4ª a dom. (ver horários na programação abaixo). Grátis. 

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira, às 15h

Danças do Brasil - Grupo Zanzar (RJ) - Em um  passeio pela música regional brasileira, o Grupo Zanzar apresenta canções e danças populares brasileiras como Coco, Jongo, Carimbó, Cavalo-Marinho, Maracatu, Cirandas, Frevo, entre outros. O grupo mostra as nuances cênicas, sonoridades, jogos e gestualidades do universo das danças, ritmos e dramaturgias populares, recriando estas manifestações dentro de uma linguagem original que valoriza a brasilidade. Durante a apresentação, o público sera estimulado a participar do espetáculo.  

Sexta, às 12h

Cortejo Folcórico - Cortejo formado por músicos e contadores circulam pelo prédio com contos e cantos tradicionais.

Sexta-Feira, às 15h 

Tamborzada - Companhia Folclórica do Rio/UFRJ (RJ) - Reunindo 40 artistas, entre músicos e dançantes, o espetáculo mostra com quantos batuques se faz a cultura do Brasil. O público vai poder conhecer tambores típicos como atabaques, alfaias, Tambor de Crioula do Maranhão, crivador, meião, caxambu, candongueiro e tambu aprendendo sobre a riqueza da percussão e das danças brasileiras. 

Sábado e domingo, às 15h  

Danças do Sul - Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição (RS) - Fundado em 1953 pelo folclorista Paixão Côrtes,  o grupo composto por jovens tem como foco a preservação cultural e artisticamente as tradições rio-grandenses. Antes de sua apresentação, o grupo irá propor oficina com a participação do público.

Sábado e domingo, às  12h e 17h

Laboratório de Ações Criativas / Cordel criativo - Inspirados na literatura de cordel, tradição no Nordeste brasileiro, os participantes deste laboratório vão criar ilustrações, utilizando a técnica de gravura. Indicação: a partir de 5 anos.

Sábado e domingo, às 13h

Musicando / Ritmos brasileiros (passo a passo) - Através da voz, do corpo e de instrumentos musicais, os participantes poderão experimentar e vivenciar alguns dos ritmos tradicionais brasileiros, como o xote e a ciranda. Indicação: a partir de 5 anos. 

Sábado e domingo, às 15h

Pequena Mãos / As lendas do Saci - Quando pensamos no Saci Pererê, como é o personagem que vem na nossa cabeça? Muitos diriam que é um negrinho arteiro, de uma perna só que usa gorro, calção vermelho e fuma um cachimbinho.  A proposta dessa atividade é permitir que as crianças criem novas características para o personagem. Indicação: de 3 a 6 anos.

Sábado e domingo, às 16h 

Em Cantos e Contos / Contação de histórias para famílias -  O espetáculo 'Folclore do brejo' segue a tradição de que sapo é um bicho que dá sorte e reúne três histórias onde rãs, sapos, pererecas são protagonistas. São elas: A princesa sapa, contada por  Marília Gurgel. A contadora Renata Sampaio interpreta  A princesa, o sapo e as três penas do rei. A dupla  Anderson Barreto e Mariana Barros relembra a tradicional e divertida A festa no céu. Indicação: a partir de 5 anos

Sábado e domingo, às 18h 

Em Cantos e Contos / Contação de histórias para adultos -  O Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição (RS) apresenta o sarau Poesia e Pajada. ajada é uma forma de poesia improvisada vigente na Argentina, no Uruguai, no Chile e no Sul do Brasil. É uma forma de repente que remonta aos romances e quadras medievais e renascentistas, trazida pelos povoadores europeus e adaptadas às temáticas campeiras.