ASSINE
search button

Novo cenário

Compartilhar

A ex-ministra Marina Silva e o governador de Pernambuco Eduardo Campos deram uma demonstração, nesse fim de semana, de que a arte da política é o seu elemento. Num gesto que surpreendeu pelo inesperado, Marina e Campos anunciaram uma inusitada aliança com vistas à sucessão presidencial de 2014.

Coube à Marina o passo decisivo. Na quinta-feira passada, a justiça eleitoral negou o registro de seu partido, Rede Sustentabilidade, com o qual pretendia legitimamente disputar a eleição. Mas, quando os adversários ainda festejavam a retirada de uma forte competidora do páreo – nas eleições de 29010 Marina obteve 20 milhões de votos – eis que a ambientalista ressurge. E aposta na construção de uma estratégia conjunta pactuada entre PSB e a Rede, destinada a oferecer aos brasileiros uma outra opção de escolha. 

Mudou o cenário político no Brasil. As diversas forças políticas atuantes refazem seus cálculos eleitorais diante do surgimento de uma nova força, uma coligação disposta a romper com uma polarização de 20 anos entre dois partidos que se revezam no Palácio do Planalto. Candidato já em campanha pela sucessão de Dilma Rousseff, o governador reeleito Eduardo Campos, neto do lendário líder socialista Miguel Arraes, ganha músculos na corrida presidencial. 

Sem dúvida, ganha em qualidade a democracia. 

*Pedro Simon é senador da República pelo PMDB-RS.