ASSINE
search button

Silvania Costa conquista ouro emocionante, e Brasil faz dobradinha no salto em distância

Brasileira garante a vitória no último salto e Lorena Spoladore leva o bronze

Compartilhar

Silvania Costa conquistou uma emocionante medalha de ouro para o Brasil no atletismo dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Em sua última tentativa, ela conquistou a vitória no salto em distância da classe T11, no início da tarde desta sexta (16), no Estádio Olímpico (Engenhão). O bronze na prova também foi para o Brasil, com Lorena Spoladore.

Atual campeã mundial e Parapan-Americana, a brasileira tinha registrado, em seu melhor salto, 4,82m, contra 4,89m de Brigitte Diasso, da Costa do Marfim, que jamais havia saltado tão longe. Silvania, então, foi para a tentativa final e saltou 4,98m. Ela é dona do recorde mundial da prova, 5,46m, neste ano, em São Paulo. Lorena, a terceira colocada, registrou 4,71m, sua melhor marca nesta temporada.

"Minha mãe deve ter infartado", brincou a campeã. "Agradeço a todos os brasileiros que me apoiaram e mandaram energia positiva. Essa vitória foi como um bolo, todo mundo ajudou com os seus ingredientes. Agora é hora de comemorar a festa", comentou.

A medalha de ouro de Silvania mostra que o salto é um dom de família. O irmão Ricardo Costa conqusitou a medalha de ouro na mesma prova, também na classe T11, no Rio 2016. 

À noite, o Brasil ainda vai lutar por mais uma medalha no atletismo, na prova dos 400m feminino T11. Duas brasileiras estarão na disputa: Terezinha Guilhermina e Thais Simplício. Elas registraram o terceiro e quarto melhores tempos da eliminatória, respectivamente. As duas rivais das brasileiras são a venezuelana Sol Rojas e a chinesa Cuiqing Liu.