ASSINE
search button

'WSJ': Paralimpíada com falta de recursos derruba lei que proibia verba pública 

Reportagem diz que autoridades brasileiras garantiram apoio para o evento

Compartilhar

Matéria publicada nesta quarta-feira (24) pelo The wall Street Journal conta que Eduardo Paes, o prefeito do Rio em entrevista coletiva garantiu que a Olimpíada de 2016 foi um sucesso, garantindo o apoio do governo para os Jogos Paralímpicos da cidade, em meio a decepcionante venda de ingressos e pouco patrocínio. Apenas 20% dos 2,5 milhões de ingressos para os Jogos Paraolímpicos, que vão de 7 a 18 setembro foram vendidos até o momento. O financiamento do evento permanece no limite com os organizadores procurando patrocinadores e receitas adicionais através da venda de ingressos de última hora. O governo local do Rio e o governo federal do Brasil se comprometeram em apoiar com 250 milhões de reais ($ 77 milhões) o comitê organizador Rio 2016, que diz que é pouco dinheiro para executar os Jogos Paraolímpicos. A comissão se recusou a abrir suas contas de gastos, e recentemente ganhou uma batalha judicial para manter suas finanças em sigilo.

> > The Wall Street Journal Rio’s Mayor Calls 2016 Olympics a Success

O Journal fala que Eliseu Padilha, chefe de gabinete do presidente em exercício Michel Temer do Brasil, reiterou que o apoio do governo para os Jogos Paraolímpicos é garantido se o patrocínio não for encontrado para suprir a verba de financiamento.

"A questão financeira foi resolvida", disse Padilha. "Haverá um monte de gente, e eu não estou preocupado. Será um grande sucesso. "

Paes, que apareceu com Padilha, também garantiu que os Jogos Paralímpicos irão acontecer da mesma forma prevista. 

"Vamos doar os recursos, se necessário", disse Paes. "Vamos fazer um incrível evento dos Jogos Paralímpicos".

O jornal norte-americano diz que mesmo com a promessa de ajuda financiada pelo contribuinte, o Comitê Paralímpico Internacional está se preparando para cortes "suscetíveis de impacto em quase todas as partes interessadas em assistir aos Jogos", disse Philip Craven, presidente da comissão. Ele também afirmou que transporte, instalações de mídia e serviços para o público devem ser ser afetados. 

The Wall Street Journal lembra que no domingo foram encerrados os Jogos Olímpicos, exaltados como um sucesso operacional apesar das constantes falhas, incluindo longas filas, fuga de voluntários e a piscina verde. vale ressaltar que as indústrias de serviços locais confirmaram que gostaram do resultado durante os Jogos Olímpicos, como os hotéis que apresentaram 94% de ocupação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro.

Airbnb disse que mais de 85.000 pessoas reservaram acomodações no Rio através da empresa durante os Jogos, mas a demanda para os Jogos Paralímpicos permanece fraca.

"Nós não vimos (até agora) a forte captação que vimos durante os Jogos Olímpicos", disse Leonardo Tristão, diretor-geral do Airbnb no Brasil.

Os hotéis não divulgaram números oficiais, mas recentemente estimou que menos de 50% dos quartos de hotel na cidade foram reservadas para os Jogos Paraolímpicos.

A venda de ingressos para os jogos Paraolímpicos do Rio estão aumentando mas permanecem bem abaixo de Londres em 2012, com um recorde de 2,7 milhões de lugares vendidos. Dos 2,5 milhões de ingressos á venda, até o momento foram vendidos somente 500.000 para Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

A fraca venda de ingressos e falta de recursos oriundos de de patrocinadores levou o comitê organizador local da Rio 2016 a buscar ajuda do contribuinte. Uma liminar proibindo qualquer dinheiro público para o comitê foi derrubada na semana passada. A cidade do Rio concordou em contribuir com 150 milhões de reais, e se necessário, com mais 100 milhões prometidos pelo governo federal.

O financiamento instável levou a um atraso nos organizadores locais para o pagamento de bolsas de viagem para delegações estrangeiras e transporte de atletas e seus treinadores para o Rio. Mr. Craven do IPC disse na semana passada que "cerca de 10" delegações nacionais não tinham certeza se seriam capazes de fazer a viagem. Ele se recusou a dizer quais seriam estas delegações. Um porta-voz Rio 2016 na terça-feira não confirmou se as bolsas de viagem haviam sido pagas.