ASSINE
search button

Saiba quem é o costarriquenho que eliminou os brasileiros do futebol

Compartilhar

Algoz da Seleção Brasileira masculina de futebol nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, Jonathan McDonald Porras, 23 anos, atua no futebol da Costa Rica, pelo Alajuelense, da primeira divisão, e já não era totalmente desconhecido para o futebol brasileiro antes do duelo do último domingo.

Isso porque McDonald havia sido convocado pelo treinador Jorge Luis Pinto para o amistoso contra o Brasil, no último dia 7, em San Juán, na Costa Rica. Inicialmente, ele não estava na relação, mas com a lesão do principal jogador do país, Bryan Ruiz, acabou ganhando uma chance. Apesar da convocação, o atacante não chegou a entrar em campo.

McDonald, que defende o país desde a derrota para o Equador por 2 a 0, em amistoso realizado no dia 10 de agosto, começou no futebol costarriquenho jogando pela Associação Desportiva Carmelita, em 2004, ainda aos 16 anos.

Após um ano no time, foi contratado pelo Herediano, que defendeu por duas temporadas antes de tentar a sorte no futebol norte-americano, no Vancouver Whitecaps, do Canadá, que disputa ligas secundárias em relação à MLS (Major League Soccer).

Pelo Whitecaps, atuou poucas vezes, antes de ser dispensado para voltar a jogar no seu país. Liberado, McDonald fechou, em dezembro de 2010, com o Alajuelense, onde conseguiu projeção internacional e foi ao time principal da Costa Rica - já havia defendido as equipes de base da seleção.

Antes de se tornar o "carrasco" do Brasil no Pan, com dois gols e boas jogadas, responsáveis diretas pela queda do time verde-amarelo logo na primeira fase, ele ainda não havia marcado gols em Guadalajara, nos duelos contra Argentina e Cuba.

A cinco dias do aniversário (completa 24 anos no dia 28), McDonald se tornou o grande nome do time durante a vitória por 3 a 1, marcando dois gols - o primeiro deles um golaço -, além de chutar um pênalti na trave.