ASSINE
search button

Bolsonaro está à frente de Lula em SP

Pesquisa mostra deputado do PSL na frente em todos os cenários

Compartilhar

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o JORNAL DO BRASIL, apurou as intenções de voto em São Paulo para a Presidência da República e mostrou o deputado federal Jair Bolsonaro, do PSL, na liderança em todos os cenários, até mesmo quando o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consta da simulação. No cenário com Lula, São Paulo e Rio Grande do Sul são até agora os únicos estados que trazem Bolsonaro à frente. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país com 33.037.166 eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro tem 21,4% contra 19,5% do ex-presidente. O estado tem 22,4% de todo o eleitorado nacional e nele, em terceiro lugar, aparece o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, com 16,7%, a ex-ministra Marina Silva,  da Rede (9%), e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes, do PDT (5,6%). 

No cenário sem Lula, mas com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), Bolsonaro lidera a pesquisa com 21,4% dos votos. Os que não apontam candidato estão em segundo lugar, com 21%. Em terceiro está Alckmin, com 18,4%. Haddad aparece em sexto, com 5,1%, depois de Marina (11,7%) e Ciro (8,3%).

Num cenário sem a presença de Lula e sem Haddad, ocupam o primeiro lugar os entrevistados que não têm nenhum candidato, com 22% do total. O ex-capitão Bolsonaro fica em segundo lugar com 21,6% dos votos. Depois vêm Geraldo Alckmin (19,1%), Marina Silva (12,6%) e Ciro Gomes (8,9%), nesta ordem. 

Os pré-candidatos para o governo de São Paulo também foram alvo da pesquisa do Instituto Paraná. Em todos os cenários, o ex-prefeito João Doria, do PSDB,  lidera com 31,8% a 33,5%, seguido pelo empresário e presidente da Fiesp Paulo Skaf (MDB) que vai de 20,4% a 22,3%. O atual governador Márcio França, do PSB, não passa de 8,2%.

Para senador, o apresentador da Bandeirantes José Luiz Datena (DEM) lidera com 36,4%, seguido pelo vereador Eduardo Suplicy (PT), com 33,1%. Em terceiro aparece a senadora Marta Suplicy (MDB), com 17% das intenções de voto. 

Na consulta sobre a corrida ao Palácio do Planalto, o Instituto Paraná ouviu 2.000 pessoas, em entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais em 82 municípios de São Paulo dos dias 13 a 18 de junho deste ano. A amostra atinge um nível de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2%. A pesquisa está registrada no TSE sob o nº BR-09235/2018 para o cargo de presidente da República.