ASSINE
search button

Papa Francisco envia rosário a Lula

O terço foi entregue por Juan Grabois, consultor do papa para assuntos de justiça e paz

Compartilhar

O papa Francisco enviou um rosário ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso há 67 dias. O ex-presidente recebeu o terço nesta segunda-feira (11) na sede da Polícia Federal em Curitiba. O terço foi entregue por Juan Grabois, consultor do papa Francisco para assuntos de justiça e paz, que visitou o ex-presidente na tarde desta segunda.

"O papa está preocupado com essa deterioração da democracia no país. Vim a partir de um acerto, de uma autorização, trazer essa mensagem do papa. Fico surpreso com a impossibilidade de visitar o presidente", disse Gabrois, que não pode estar com Lula por não ter sido, de acordo com as autoridades, um sacerdote religioso.

"Visitei presos em situações similares e nunca me deparei com uma negativa dessa natureza", acrescentou o consultor do papa Francisco. Além do terço, Gabrois também deixou uma carta ao ex-presidente Lula. 

Lula tem recebido visitas de apoio religioso na prisão. Leonardo Boff e Frei Betto estão entre os que têm estado com o ex-presidente.

Em entrevista ao JB, no dia 15 de abril, Fei Betto afirmou que, mesmo preso, Lula teria peso na eleição de outubro. Amigo íntimo do ex-presidente desde a época das greves históricas do ABC, Frei Betto acompanhou o então líder sindical quando esteve detido em 1981 no Dops, em São Paulo. E reuniu-se com o ex-presidente, horas antes de ele se entregar à PF. 

Ao JB,  Frei Beto diz que, na ausência de Lula, vê em Guilherme Boulos, pré candidato do PSOL ao Planalto, uma alternativa viável. Boulos, justifica, “é uma forte estrela política em ascensão”.