ASSINE
search button

Cármen Lúcia defende democracia como  'único caminho legítimo'

Compartilhar

No décimo dia da greve dos caminhoneiros, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, defendeu nesta quarta-feira (30), que a democracia não está em questão. "Democracia é o único caminho legítimo" para a busca de soluções do país. 

Na abertura da sessão da Suprema Corte,a presidente do STF afirmou que país vive um "grave momento" político e social. 

A ministra fez questão de frisar que questões sociais, políticas e financeiras também "vivem crises nas democracias". Além disso, em seu pronunciamento, destacou que "o direito brasileiro oferece soluções para o quadro vivido pelos cidadãos brasileiros".

Intervenção militar

Em centenas de pontos de manifestação nas rodovias, foram registradas faixas e declarações pedindo uma intervenção militar no Brasil. Indiretamente, foi esse tipo de atitude que a presidente do STF desencorajou. 

>> Etchegoyen promete proteção a caminhoneiros que são alvos de violência

>> Para IBGE, crise gerada por greve tem reflexo geral

“Não temos saudade senão do que foi bom na vida pessoal e em especial histórico de nossa pátria. Regimes sem direitos são passados de que não pode esquecer nem de que se queira lembrar”, disse Cármen Lúcia em referência a regimes não democráticos, como a ditadura militar.

Ela garantiu que o Poder Judiciário trabalha garantir os direitos dos brasileiros durante o período de crise. “Não se há de deixar ao povo o sofrimento pela carência de aplicação do direito, para isso somos juízes e não nos afastaremos de nossos deveres”.

Com Agência Brasil