ASSINE
search button

Dilma à frente de Aécio na corrida ao Senado em MG

Compartilhar

Quase dois anos depois de deixar o governo, após sofrer um processo de impeachment, a ex-presidente Dilma Roussef (PT), lidera pesquisa do Instituto Paraná para o Senado,divulgada ontem. Dilma tem 24,4% das intenções de voto entre os eleitores mineiros ouvidos na pesquisa. 

Em segundo lugar, aparece, com 21%, o tucano Aécio Neves, réu em processo no Supremo Tribunal Federal. Aécio, que é senador e quer disputar a reeleição, foi denunciado ao STF pela Procuradora-geral da República, Raquel Dogde, no mês passado. Ele é acusado de receber ilegalmente R$ 2 milhões de Joesley Batista, oriundos do grupo J&F, controlador da JBS e de atrapalhar as investigações em torno da Operação Lava Jato. Ontem, o ministro Gilmar Mendes deu mais um prazo de 30 dias para que a Polícia Federal continue a investigar o senador tucano. 

Apesar de liderarem a pesquisa tanto Dilma quanto Aécio Neves correm risco de não disputarem as eleições ao Senado. Mesmo depois de dizer que pretende concorrer ao Senado, Dilma pode ter de desistir em nome de uma composição com o MDB para reeleger o governador petista Fernando Pimentel. No PSDB, a candidatura de Aécio Neves também não é dada como certa uma vez que, nos bastidores, tucanos admitem que a situação de Aécio no Supremo Tribunal Federal maculou a imagem do partido. Especialmente, porque no momento da denúncia e posterior abertura do processo, Aécio estava na Presidência do partido. Então, há entre os tucanos mineiros quem prefira queAécio Neves não esteja nos palanques do partido no estado. 

A mesma pesquisa do Instituto Paraná indica que atrás do senador tucano, está o apresentador Mauro Tramonte (PRB) com 15,7% das intenções de voto. Em quarto lugar na consulta está Rodrigo Paiva do partido Novo com 13,7% das intenções de voto. A deputada federal Jô Moraes (PCdo B) é a candidata em quinto lugar na pesquisa. Além desses, o levantamento do Instituto Paraná também registrou intenções de voto no apresentador da TV Record Carlos Viana (PHS), com (11,4%), e em Bruno Siqueira (MDB), 8,5%