ASSINE
search button

Pesquisa: PT tem maior rejeição

Compartilhar

Dos principais partidos no Congresso Nacional, o PT é o de maior rejeição entre os eleitores, de acordo com consulta realizada pelo Paraná Pesquisas, entre os dias 27 de abril a 2 de maio.  O instituto perguntou: “O fato de um(a) candidato(a) a Presidente do Brasil pertencer ao partido PT ou ser apoiado(a) pelo PT aumenta, diminui ou não altera a sua vontade de votar nesse(a) candidato(a) para Presidente do Brasil?”. Do total de 2002 pessoas entrevistadas, em 26 estados e no Distrito Federal, o partido do ex-presidente Lula recebeu 38,1% dos votos para o item “diminui” a vontade de votar. Atrás do PT vem o MDB do presidente Michel Temer, com 33,5%; e PSDB,  do pré-candidato Geraldo Alckmin, com 28,4%. 

Para saber o quanto a Lava Jato influenciou nessa posição dos eleitores, a pesquisa também quis saber sobre o “impacto do fato de um(a) candidato(a) a presidente ter a simpatia de juízes e promotores ligados à operação”. Para 43,3% dos ouvidos, tal fato não altera a decisão do voto. Já para 28,2%, o impacto é negativo sobre a imagem do(a) candidato(a); enquanto para 26,0% influencia positivamente. 

O Paraná Pesquisa ainda procurou saber sobre o estímulo dos eleitores quando o assunto é eleição para senadores e deputados federais. O PT continua liderando quando se trata de rejeição, com 50,8% dos votos dos entrevistados, acima do MDB (49,5%) e PSDB (46,2%). Por outro lado, o PT vence entre as pessoas que com certeza votarão em candidato do partido (17,6%). O MDB vem em segundo lugar (9,4%) e o PSDB em terceiro (7,7%). A pesquisa possui margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais e está registrada no Conselho Regional de Estatística sob o nº 3122/18.