ASSINE
search button

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico transnacional de droga

Compartilhar

A Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, no Paraná, com o apoio da Delegacia de Polícia Federal em Cascavel, deflagrou na manhã desta sexta-feira (23) a Operação Jacutinga, para desarticular uma associação voltada para o tráfico transnacional de droga, responsável por introduzir no Brasil e enviar drogas para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O nome da operação, Jacutinga, faz referência à uma ave típica da região rural de São Miguel do Iguaçu, onde os investigados são baseados e possuem uma chácara.

As investigações foram iniciadas em abril de 2016 e, durante as apurações, foram apreendidos 162 kg de cocaína, 32 kg de crack, 154 kg de maconha e 1 pistola calibre 9mm, resultando na prisão de cinco pessoas em flagrante.

De acordo com a PF, a associação investigada possui envolvimento com uma apreensão de 246 kg de crack ocorrida no dia 5 de setembro de 2014, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, quando três pessoas foram presas em flagrante.

A PF informa que o grupo investigado, integrado por três pessoas da mesma família, transportava a droga em compartimentos adrede preparados na lataria dos veículos, como no teto e nos pára-lamas.

Além do grupo principal, foi identificado um núcleo secundário, envolvido numa apreensão de 40kg de “maconha” na cidade de Cascavel no dia 13 de abril do ano passado, quando uma pessoa foi presa em flagrante.

São cumpridos nesta sexta-feira oito mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu e Cascavel, no Paraná. Com a deflagração, inicia-se a fase ostensiva da investigação, a qual deve ser concluída em 30 dias.