ASSINE
search button

RS tem risco para temporais durante a semana

Condição climática segue favorável a formação de instabilidades

Compartilhar

O Jato de Baixos Níveis (circulação atmosférica no nível de 850 hPa, a aproximadamente a 1,5 km de altura) mantém o fluxo de ar quente e úmido direcionado para o Sul do Brasil no decorrer da semana. O fluxo de umidade associado a passagem de frentes frias pela costa do Rio Grande do Sul favorecem a formação de nuvens carregadas sobre o estado até o meio da semana.

Sistemas de baixa pressão devem se organizar entre Argentina/Paraguai e o estado gaúcho. Grandes volumes de chuva são esperados para a região noroeste do Rio Grande do Sul e para áreas do oeste de Santa Catarina até o dia 24 de janeiro (quarta-feira). No mapa a seguir é possível observar o volume de chuva previsto pelo modelo meteorológico entre os dias 22 e 26 de janeiro para a Região Sul do Brasil. As áreas em tom de verde mais escuro indicam volumes de chuva previstos superiores a 100 mm.

Volume de chuva previsto entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2018.

O risco para temporais é elevado, principalmente entre segunda e quarta -feira (dias 22 a 24 de janeiro). Há risco para ocorrência de granizo, potencial para alagamentos e ventos fortes, principalmente no noroeste gaúcho. A população deve ficar atenta aos avisos da Defesa Civil. A chuva diminui entre a quinta e a sexta-feira (dias 25 e 26), mas os modelos já indicam novamente uma condição de tempo bastante instável na região no próximo fim de semana.