ASSINE
search button

Brasil fará festival na Itália para relembrar campanha da FEB

O evento acontecerá no dia 25 de abril de 2018

Compartilhar

A Embratur e o Ministério da Defesa promoverão, no dia 25 de abril de 2018, um festival no norte da Itália para homenagear os combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), regimento que serviu no país europeu durante a Segunda Guerra Mundial.

O evento acontecerá na data em que se celebra a Festa da Libertação da Itália das mãos do nazifascismo e incluirá atividades de gastronomia, cultura, música e turismo. "O festival servirá para eternizar a memória e garantir que essa história seja mais conhecida. Os combatentes brasileiros tiveram papel importante na libertação das cidades e por isso são reconhecidos pelos italianos, mas esquecidos no Brasil", disse o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

Segundo ele, um dos objetivos do evento será potencializar o fluxo de turistas entre os dois países - em 2016, cerca de 200 mil italianos visitaram o Brasil. O festival passará por lugares que marcaram a trajetória da FEB na Itália, como Pistoia, Porretta Terme, Monte Castelo, Abetaia, Montese e Zocca. Com exceção da toscana Pistoia, os outros locais ficam na Emília-Romana.

"As pessoas não entendem a boa imagem que a participação do Brasil na guerra gerou na Itália. Os brasileiros são vistos como libertadores. No dia 25 de abril, feriado nacional no país, o Brasil estará bem representado na festa que eles promovem anualmente", afirmou o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Sérgio Etchegoyen.

A FEB desembarcou na Itália em 16 de julho de 1944 e levou mais de 25 mil militares, dos quais 10,2 mil como retaguarda.

Encerrada em maio de 1945, a campanha terminou com 465 soldados brasileiros mortos. Sua batalha mais célebre ocorreu em fevereiro de 1945, no Monte Castelo, montanha situada nos arredores de Bolonha e que foi tomada dos alemães após quatro tentativas.