ASSINE
search button

Julgamento de Lula deve acontecer no primeiro semestre de 2018

Se for condenado, petista não poderá disputar eleições

Compartilhar

O ex-mandatário Luiz Inácio Lula da Silva e atual pré-candidato nas eleições presidenciais de 2018 deverá ser julgado em 2ª instancia no caso do tríplex do Guarujá (SP) já no início do próximo ano.

O petista lidera as intenções de voto, entretanto se condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, Lula poderá ficar inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. De acordo com o jornal "Estado de São Paulo", o trâmite no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) da apelação apresentada pela defesa do ex-chefe de Estado indica que o julgamento deverá ocorrer no primeiro semestre de 2018.

O desembargador João Pedro Gebran Neto, que é o relator do pedido, deverá pautar a data do julgamento. Entretanto, o andamento do recurso do ex-presidente deverá ser afetado pelos recessos de fim de ano e carnaval.

Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a nove anos e seis meses por corrupção e lavagem de dinheiro. Caso, ocorra a confirmação da condenação, o líder petista poderá ficar inelegível para disputar a eleição. O prazo final para registrar a candidatura é 15 de agosto.