ASSINE
search button

Temer pode concorrer à reeleição, afirma jornal

Presidente quer manter foro privilegiado para evitar denúncias na Justiça de 1ª instância

Compartilhar

Presidente da República mais impopular de todos os tempos, com índice de aprovação que não chega a 3%, Michel Temer poderá concorrer à reeleição em 2018, de acordo com o jornal Valor Econômico desta segunda-feira (21).

Segundo a reportagem, há em curso uma articulação do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional que tem por objetivo a formação de uma aliança entre PMDB, DEM, PP e provavelmente o PR. O nome, provavelmente o de Temer, sairia daí.

Nos últimos dias, também passaram a circular informações de que Temer avalia alguma estratégia que dê a ele foro privilegiado depois que deixar a Presidência da República. Apesar de arquivadas no Congresso, as denúncias contra o peemedebista serão encaminhadas à Justiça de primeira instância.

Segundo o colunista Elio Gaspari, Temer poderia propor uma medida que estendesse o foro privilegiado a ex-presidentes, de forma que a denúncia continuaria tramitando em tribunais superiores. Outra possibilidade, que indicaria o "grau de delírio a que se chega na periferia do palácio", segundo o colunista, seria Temer renunciar para se candidatar a deputado federal pelo PMDB de São Paulo. Nesta segunda hipótese, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumiria o comando do país até o dia 1º de janeiro de 2019.