ASSINE
search button

PF investiga fraudes em licitações no transporte escolar no Rio Grande do Sul

Compartilhar

A Polícia Federal e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) realizam nesta terça-feira (21) da Operação Laranja Mecânica para desarticular organização criminosa que fraudava licitações de serviços de transporte escolar em municípios do Rio Grande do Sul. 

De acordo com a CGU, as investigações começaram em setembro de 2016 para apurar denúncia da existência de um esquema criminoso entre empresários que tinha como objetivo fraudar o caráter competitivo de licitações nos municípios de Santana do Livramento e Dom Pedrito.

“Acordos previamente estabelecidos definiam quais as empresas ficariam responsáveis por determinadas 'linhas', de maneira que todas obtivessem contratos nesses municípios”, diz a corregedoria. 

A investigação apurou ainda que empresas, constituídas apenas formalmente, atuavam como “fantasmas”. “Somente em 2016, o valor pago pela prefeitura de Santana do Livramento à empresa prestadora de transporte escolar ultrapassou o montante de R$ 5 milhões”.

Cerca de 150 policiais federais e seis auditores da CGU cumprem 36 mandados de busca e apreensão, cinco de prisão temporária e quatro ordens judiciais de afastamento da função pública nas cidades de Santana do Livramento, Dom Pedrito, Rosário do Sul, São Gabriel, Alegrete e Uruguaiana.