ASSINE
search button

PF prende ex-estagiário da Justiça que acessava informações sobre prisão de traficante

Compartilhar

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta segunda-feira (20), a prisão temporária de um suspeito de estar acessando informações referentes à prisão do maior traficante da América do Sul e era o  número 1 da lista de procurados da PF.

Trata-se de fase desencadeada no bojo da Operação Spectrum, na qual a Polícia Federal foi informada pela 23ª Vara Federal de Curitiba de que ex-estagiário de direito da Vara Federal Previdenciária de Londrina/PR, estaria utilizando senha disponibilizada exclusiva e restritamente para o trabalho na Vara Federal Previdenciária com a finalidade de acessar ilegal e irregularmente o processo criminal referente à operação. Dois mandados de busca e apreensão foram também cumpridos na cidade de Londrina-PR.

O caso diz respeito à operação policial que se iniciou com a prisão de Luiz Carlos da Rocha, vulgo "Cabeça Branca",  que era considerado o maior traficante da América do Sul 

As informações fornecidas pela 23ª Vara Federal de Curitiba traziam detalhes dos números dos inquéritos policiais utilizados pelo ex-estagiário para  acessar o processo criminal da Operação Spectrum, sendo que após quebra de sigilo telemático determinado pela Justiça, a pedido da Polícia Federal, foi possível identificar os acessos ilegais e irregulares ao processo criminal feito em outros Estados da Federação e até mesmo em solo paraguaio.

A PF frisa que merece destaque o fato de que o estagiário possui relacionamento direto e íntimo com parentes ligados ao Cabeça Branca.

A quebra de sigilo permitiu ainda identificar os usuários dos inquéritos policiais no exato momento de acesso ao processo criminal, os quais já foram identificados e serão ouvidos durante o inquérito policial instaurado para apurar os fatos.

O nome da operação policial – Operação Controle - é uma referência direta de que tanto a Polícia Federal como a Justiça Federal e o Ministério Público Federal têm total controle sobre seus procedimentos e a senha fornecida a estagiários é integralmente monitorada.