ASSINE
search button

'The Guardian': Temer é forçado a reviravolta "humilhante" no caso Renca 

Jornal lembra que presidente tem vínculos estreitos com indústria da mineração

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (26) pelo The Guardian conta que os grupos de conservação da Amazônia celebraram uma vitória, já que o governo brasileiro anunciou que regorá o decreto que autorizava uma abrir regiões da maior floresta do mundo para exploração mineral de empresas mineradoras estrangeiras.

O presidente Michel Temer provocou indignação em agosto quando anunciou a exploração da reserva de Renca, uma área de 17.800 milhas quadradas - aproximadamente o tamanho da Suíça - que é um coletor de carbono importante e o lar de algumas das mais ricas biodiversidades do mundo, lembra o Guardian.

Mas o presidente Michel Temer já foi forçado a uma reviravolta humilhante depois que seu movimento para explorar a área foi bloqueado por um juiz, que chamou como o "maior ataque à Amazônia em 50 anos" e recebeu críticas de ativistas ambientais, igreja católica e antropólogos.

Mas a ameaça não desapareceu, alerta The Guardian. Temer e seu gabinete estão intimamente ligados às indústrias de mineração e agronegócios que querem reduzir as proteções para o território indígena, a floresta amazônica e outros biomas.

Maurício Voivodic, chefe do WWF Brasil, disse que as autoridades agora devem pensar duas vezes em promover o desenvolvimento sem consulta.

"O governo brasileiro finalmente percebeu que não é aceitável tomar decisões que afetem a Amazônia e suas pessoas sem um debate público amplo e transparente", afirmou.

Mas a batalha está longe de terminar. Carlos Rittl, secretário executivo do Observatório Brasileiro do Clima, observa o risco constante para a Amazônia do que ele chamou de "parceria sem escrúpulos" com a causa "ruralista" em que Temer está tentando enfraquecer as proteções ambientais e indígenas em troca de votos do Congresso que protegem Ele de investigações de corrupção.

"Isso não salva a floresta como parece, nem melhora a imagem do presidente quando se trata de manipular a sociedade e o meio ambiente, alertou Rittl.

>> The Guardian