ASSINE
search button

'Em relação a esse rapaz, não falo', diz Marco Aurélio sobre Gilmar Mendes

Compartilhar

O ministro do STF Marco Aurélio Mello não quis comentar a possibilidade de a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, levar o pedido de impedimento contra Gilmar Mendes para julgamento em plenário. "Não falo sobre isso, não. Em relação a esse rapaz, não falo", declarou.  

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entrou com ação na semana passada, para que Gilmar não atue em processos dos empresários Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira, investigados na Operação Ponto Final. Para Janot, Gilmar não teria isenção para atuar no caso porque tem proximidade com eles.

Em maio deste ano, Gilmar Mendes, citado agora como "rapaz" por Marco Aurélio, fez duras críticas a este, em entrevista ao Blog do Moreno, no O Globo, depois que Marco Aurélio se declarou impedido de participar de votações que envolvam clientes de seus parentes. 

"Os antropólogos, quando forem estudar algumas personalidades da vida pública, terão uma grande surpresa: descobrirão que elas nunca foram grande coisa do ponto de vista ético, moral e intelectual e que essas pessoas ao envelhecerem passaram de velhos a velhacos. Ou seja, envelheceram e envileceram", ressaltou Gilmar Mendes na ocasião. 

Cármen Lúcia pediu nesta segunda-feira para Gilmar Mendes se manifestar sobre os pedidos de Janot. Gilmar está na Romênia, de onde volta no dia 7 de setembro.

O procurador-geral destaca que, em 2013, o ministro foi padrinho de casamento de Beatriz Barata, filha de Jacob Barata Filho, com Francisco Feitosa Filho. O noivo era sobrinho de Guiomar Mendes, casada com Gilmar. Jacob Barata Filho também integra os quadros da sociedade Autoviação Metropolitana Ltda, ao lado, entre outros, da FF Agropecuária e Empreendimentos S/A, administrada por Francisco Feitosa de Albuquerque Lima, cunhado de Gilmar Mendes. 

Janot aponta ainda que o escritório do advogado Sérgio Bermudes, onde Guiomar Mendes trabalha, atua em processos na Operação Ponto Final, inclusive em ações que envolvem Barata Filho e Lélis Teixeira.

>> Suspeição: Gilmar Mendes só se manifestará após voltar de viagem

>> Gilmar Mendes diz que não tem relação com Jacob Barata Filho

>> Gilmar Mendes manda soltar, de novo, Jacob Barata Filho

>> Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira deixam cadeia no Rio

>> Janot pede impedimento de Gilmar Mendes para julgar Jacob Barata Filho

>> MPF aponta que cunhado de Gilmar Mendes é sócio de Jacob Barata Filho

>> Procuradores pedem impedimento de Gilmar Mendes em ações contra Jacob Barata