ASSINE
search button

Rosa Weber autoriza inquérito para investigar o senador José Serra

Decisão da ministra do STF foi tomada com base nas delações da JBS

Compartilhar

Na noite desta segunda-feira (28), a ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, autorizou a abertura de um inquérito para investigar o senador José Serra (PSDB-SP). A decisão de Rosa Weber foi tomada baseada nas delações dos executivos da JBS, assinada no último dia 18, mas só nesta segunda-feira entrou em andamento processual no Supremo. Até o fechamento da matéria a assessoria do senador não havia se pronunciado sobre a investigação.

A investigação é por suspeita de omissão de dados na prestação de contas das campanhas do tucano, o chamado crime de caixa dois, cuja pena pode chegar a cinco anos de prisão mais aplicação de multa.

"Constato que as diligências requeridas pelo Procurador-Geral da República se mostram proporcionais sob o ângulo da adequação, razoáveis sob as perspectivas dos bens jurídicos envolvidos, e úteis quanto à possível de descoberta de novos elementos que permitam a investigação avançar. As oitivas dos representantes legais das empresas emissoras das notas fiscais que deram lastro à suposta contribuição eleitoral não contabilizada, assim como a do Senador da República José Serra, constituem o ponto de partida para o aprofundamento das investigações", disse a ministra.