ASSINE
search button

Mineradoras canadenses souberam antecipadamente da extinção da reserva na Amazônia, diz BBC

Reportagem aponta que ministro anunciou a decisão há cinco meses, em evento no Canadá

Compartilhar

Investidores e empresas de mineração canadenses souberam em março que o governo Michel Temer iria extinguir a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), na Amazônia. A decisão só foi anunciada publicamente esta semana, mas há cinco meses o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, anunciou a empresários do país que a área de preservação amazônica seria extinta, e que sua exploração seria leiloada entre empresas privadas. As informações são da BBC.

De acordo com a reportagem, o fim da Renca foi apresentado pelo governo Temer durante um evento aberto em Toronto, o Prospectors and Developers Association of Canada (PDAC), junto a um pacote de medidas de reformulação do setor mineral brasileiro, que inclui a criação de Agência Nacional de Mineração e outras iniciativas para estimular o setor.

>> Governo extingue reserva de 4 milhões de hectares e libera exploração mineral

>> Artistas criticam Temer e defendem reserva na Amazônia

>> Gisele Bündchen se manifesta contra decisão de extinguir reserva ambiental

Ainda segundo a BBC, pouco depois do encontro, em abril, o ministério de Minas e Energia publicou no Diário Oficial uma portaria – que passou despercebida pelo público em geral – pavimentando o caminho para o decreto que seria assinado alguns meses depois e dispondo sobre títulos minerários dentro da Renca.

A reportagem destaca que esta foi a primeira vez em 15 anos em que um ministro de Minas e Energia brasileiro participava do evento, descrito pelo governo brasileiro como uma oportunidade para "abordar o aprimoramento na legislação brasileira e também demonstrar os planos do governo para incentivar o investimento estrangeiro no setor". 

A BBC ainda reforça que o Canadá é um importante explorador de recursos minerais no Brasil e vem ampliando este interesse desde o início do ano. Hoje, aproximadamente 30 empresas do país já exploram minérios em território brasileiro - especialmente o ouro, que teria atraído garimpeiros à área da Renca nos últimos anos.

Em junho, dois meses antes da extinção oficial da reserva amazônica, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá anunciou uma nova Comissão de Mineração, específica para negócios no Brasil, que reúne representantes destas 30 empresas.