ASSINE
search button

Doria pede novo presidente para o PSDB já em outubro

Prefeito de São Paulo alega que ânimos precisam ser acalmados

Compartilhar

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), que pode ser o candidato tucano a presidente da República no ano que vem, afirmou que o partido deveria antecipar a convenção nacional para a escolha do novo presidente da sigla. A eleição está prevista para dezembro e o paulista defende que seja em outubro.

Doria posicionou-se nesse sentido para, segundo ele, “acalmar os ânimos” dentro do partido. Os grupos dos senadores Aécio Neves, que era presidente e licenciou-se devido à gravação do dono da JBS, Joesley Batista, e Tasso Jereissati, que assumiu interinamente, divergem sobre a condução da legenda.

A cisão entre os dois aumentou após o programa eleitoral gratuito do PSDB veiculado na semana passada, quando, sob comando exclusivo de Jereissati, criticou a base de apoio à administração Temer e afirmou que a política atual no país é fisiologista, com troca de favores e toma lá dá cá. A propaganda destacou também que o modelo político em atuação ainda “é o mesmo desde o fim da ditadura” e é necessário “mudar a maneira como se governa”. No programa, o PSDB alega que o atual modelo é o de “presidencialismo de cooptação” e que os apoios às ações são cobrados com um preço altíssimo.

Após a veiculação do programa, a ala governista do PSDB defendeu o retorno de Aécio ao comando do partido, o que foi criticado, inclusive por nota, pelo diretório paulista da legenda.

“O partido precisa de serenidade, acalmar um pouco os ânimos, antecipar (a convenção nacional) de dezembro para outubro e permitir uma oxigenação na executiva, abrindo espaço para prefeitos eleitos em 2016, parlamentares novos”, disse o prefeito paulistano. Ele lembrou que, em uma nova eleição, o mineiro não estará disputando. “É preciso ter renovação também no PSDB.”

Aécio e Temer

O desgaste com o programa de televisão do PSDB foi tamanho que gerou a especulação de que Aécio Neves e o presidente Michel Temer se encontraram, no fim de semana, sem registro na agenda oficial, no Palácio do Jaburu, para tratar de enfraquecer Tasso Jereissati junto a políticos tucanos. Os dois confirmaram o encontro, mas negaram que o motivo tenha sido as brigas entre os peessedebistas. Eles alegaram que o tema da reunião foi cuidar de assuntos referentes à Cemig.

Viagens como pré-candidato

João Doria falou, ainda, sobre a quantidade de viagens realizadas por ele no último mês, passando por cinco Estados. Mas, de acordo com o prefeito, ele pode administrar a cidade de qualquer lugar, utilizando a internet.