ASSINE
search button

Zelotes: auditor da Receita Federal e empresário são presos em São Paulo

Compartilhar

Em fase da Operação Zelotes deflagrada nesta quarta-feira (26), o auditor da Receita Federal Eduardo Cerqueira Leite e o empresário Mário Pagnozzi foram presos preventivamente, em São Paulo. Segundo o Ministério Público, Eduardo Leite atuava no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) em favor de empresas que pagavam propina e é apontado como líder do esquema. 

De acordo com as investigações, em troca do benefício milionário, a empresa pagou - de acordo com provas reunidas pelos investigadores - vantagens indevidas em forma de propina aos integrantes do esquema. Esses pagamentos foram feitos por meio da contratação da empresa Pagnozzi & Associados Consultoria Empresarial, sob o pretexto de que o escritório faria a defesa administrativa do banco. As investigações revelaram, contudo, que o escritório fez várias subcontratações, o que permitiu que o dinheiro chegasse aos demais integrantes do esquema.

Na segunda-feira (24), a Justiça Federal de Brasília aceitou a denúncia do Ministério Público contra 11 investigados pela Operação Zelotes. Entre os novos réus estão o ex-diretor jurídico do Bank Boston Walcris Rosito, servidores públicos, advogados, lobistas e ex-conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

A denúncia abrange o período entre 2006 e 2015, durante o qual o esquema teria funcionado. O Ministério Público aponta que o auditor da Receita Federal em São Paulo Eduardo Cerqueira Leite e o então conselheiro do Carf em Brasília José Ricardo da Silva atuavam no esquema. O grupo de consultores, advogados e lobistas teria recebido mais de R$ 25,8 milhões para ajudar o Bank of Boston. Os réus são acusados de corrupção, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, apropriação de dinheiro de instituição financeira e organização criminosa.

As investigações apontam que Eduardo Leite e José Ricardo da Silva atuavam no Carf em favor de empresas que pagavam propina. No caso do Bank Boston, em dois processos a instituição conseguiu baixar sua dívida gerando um prejuízo à União de aproximadamente R$ 600 milhões.