ASSINE
search button

'Le Monde': Lula lidera intenções de voto para eleição de 2018

Jornal francês fala sobre adesão ao ex-presidente após bloqueio de seus bens

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (20) pelo Le analisa que após bloqueio dos bens de Lula da Silva, determinado ontem pelo juiz Sérgio Moro, aumenta o movimento em prol do ex-presidente petista.

O diário francês lembra que ele está envolvido em outras quatro ações judiciais em que alega inocência: "as acusações de Moro não são baseadas em nenhuma prova concreta", repete o petista. 

Monde constata que se Lula for condenado em segunda instância, não poderá disputar a eleição presidencial, mas ressalta que apesar do escândalo de corrupção na Petrobras, ele lidera as intenções de voto para 2018. 

O noticiário informa que uma semana após a sentença de Lula a quase dez anos de prisão por corrupção, o tribunal brasileiro ordenou quarta-feira 19 de julho congelamento de contas bancárias e a apreensão de várias propriedades pertencentes ao ex-chefe do Estado brasileiro.

> > 'Le Figaro': "Novo ataque de Moro" demonstra que não pretende diminuir pressão sobre Lula

Mais de 600.000 reais foram bloqueados em contas de Luiz Inacio e três imóveis apreendidos. O tribunal também ordenou a apreensão de dois carros e terrenos pertencentes ao ex-presidente.

O ícone da esquerda latino-americana, que presidiu o Brasil de 2003 a 2010, recorreu da sentença e permanece em liberdade enquanto aguarda a decisão do recurso, que ocorrerá daqui ha muitos meses.

O vespertino observa que o bloqueio aos bens de Lula de bens foi ordenado na véspera de manifestações em seu favor convocadas em todo o país pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Após sua condenação, Lula tem se mostrado combativo, proclamando em voz alta que "ainda está no jogo" e expressou sua intenção de concorrer para a eleição, finaliza.

> > 'L'Express': Problemas continuam para ex-presidente Lula

> > Le Monde