ASSINE
search button

'NYT': Lula elevou perfil do Brasil no cenário mundial em sua gestão

Jornal diz que condenação mancha legado de uma das figuras políticas mais importantes do país

Compartilhar

Matéria publicada nesta quarta-feira (12) pelo jornal norte-americano The New York Times destaca que condenação de Lula trata-se de "um revés impressionante para um político que exerceu enorme influência na América Latina por décadas". 

Times ressalta que o ex-presidente petista elevou o perfil do Brasil no cenário mundial como presidente entre 2003 e 2010.

O diário conta que o caso contra Lula decorreu de acusações de que ele e sua mulher receberam ilegalmente de uma empresa de construção US$ 1,1 milhão em melhorias e despesas para um apartamento de frente para o mar e acrescenta que em troca, disseram os promotores, a empresa conseguiu obter contratos lucrativos da Petrobras, o gigante estatal do petróleo.

O noticiário observa que a condenação mancha o legado de uma das figuras políticas mais importantes do Brasil, um líder carismático que cresceu pobre, desafiou a ditadura militar e estimulou ambições globais para sua nação, ajudando a conquistar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 para o país.

"Isso vai muito além dele mesmo e de sua carreira política, que está gravemente danificada. É a reputação do Brasil ", disse Christopher Sabatini, diretor executivo da Global Americans, um grupo de pesquisa em Nova York. "Ele era uma marca, um brand do Brasil. "

O texto observa que a decisão pode ser um golpe para suas aspirações políticas, tornando-o incapacitado de se candidatar em 2018. O juiz Sergio Moro disse que, de acordo com a lei brasileira, Lula não seria elegível para ocupar cargos públicos por duas vezes o número de anos de sua sentença.

Estudantes jurídicos interpretaram a decisão e concluíram que Lula ainda poderia candidatar-se à presidência enquanto o caso está sendo apelado. Mas se ele falhar no recurso, eles disseram, pode deixar o Partido dos Trabalhadores sem um candidato forte na votação do próximo ano ou impedi-lo de assumir o cargo.

> > The New York Times