ASSINE
search button

MPF vai investigar Alexandre Acciolly, apontado como operador de Aécio Neves

Compartilhar

O Ministério Público Federal deve investigar o empresário Alexandre Accioly depois que a Polícia Federal interceptou conversas entre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) com um homem chamado de “Moreno”, que, segundo relatório da da Operação Patmos, seria Accioly. As informações são do portal Uol.

A Polícia Federal interceptou conversas de Aécio pelo celular de um assessor do tucano nos dias 29 e 30 de abril. De acordo com relatório da PF, Aécio chamava o interlocutor de “Moreno”.

>> Aécio Neves entrega passaporte ao Supremo

Compadre de Aécio, o dono da rede de academias BodyTech foi citado pelo ex-diretor da área de energia da Odebrecht, Henrique Serrado do Prado Valladares, como intermediário de vantagens indevidas pagas ao político mineiro, com uma conta em Cingapura. "Nunca recebi depósito em favor de terceiros em conta alguma no Brasil ou no exterior", disse o empresário em nota divulgada em abril, quando o caso foi divulgado. 

Em uma das conversas, os termos “motoqueiros malucos” e “passeio de moto” seriam referência a delatores e delação, segundo a PF. O assunto seriam notícias publicadas pelo Estadão no dia 29 de abril, que apontavam que executivos da Andrade Gutierrez teriam se adiantado a uma convocação do MPF para explicar as suspeitas de pagamento de propina referente às obras da usina hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia.

A PF diz que interceptou três ligações feitas por Aécio, a partir do celular do assessor -- uma feita à irmã dele, Andrea Neves, presa na deflagração da Operação Patmos, e as outras duas a "Moreno". "As outras duas são para o mesmo interlocutor, e cujo interlocutor era referenciado por AÉCIO NEVES como 'MORENO', contudo o interlocutor também referência (sic) AÉCIO NEVES como 'MORENO'", diz o relatório da PF citado pelo portal.

Os indícios que levam a PF a crer que "Moreno" é Acciolly estariam na segunda conversa, do dia 30 de abril, quando "Moreno" atende à ligação de Aécio e diz a uma criança que estava ao telefone com o "dindo" dela. "Moreno" também menciona parte do nome da criança que seria filha de Accioly e afilhada de Aécio Neves.

Leia um dos trechos:

Aécio Neves: Deixa eu te falar, cara. Não sei se vai ser simples… mas eu precisava que você tentasse dar uma procurada lá na… naquele negócio do passeio de moto, sabe?

Moreno: Unhum.

Aécio Neves: Naquela organização que a gente ia fazer em julho.

Moreno: Unhum.

Aécio Neves: É. Porque… você viu nos jornais hoje?

Moreno: Mais ou menos. Uma parte sim, outras… algumas outras coisas aí.

Aécio Neves: É não. É não. Tem uns negócios listados que o cara ia ser o guia, sabe? [inaudível]

Moreno: Unhum. Sei.

Aécio: Procurou para… pra fazer o roteiro, entendeu? Ainda…

Moreno: Tá.

Aécio Neves: E eu tô sem nenhuma…sabe… informação que, que por conta daquelas coisas, daqueles malucos lá, sabe?

Moreno: Unhum.

Aécio Neves: Aqueles motoqueiros malucos que falaram qualquer coisa. Em vez de chamar, eles resolveram se antecipar, sabe?

Na despedida da ligação, Aécio manda saudações às três meninas de “Moreno”, que, segundo relatório, seriam suas filhas.

                                                        ***

A assessoria do empresário enviou nota à redação do Jornal do Brasil:

O empresário Alexandre Accioly esclarece que não é o interlocutor do senador Aécio Neves na conversa gravada, ocorrida no dia 29/04/2017. Já na conversa do dia seguinte (30/04/2017) ele se identifica como parte do diálogo. 

A confusão se dá porque nas duas conversas, o senador Aécio trata o interlocutor pelo apelido de "Moreno". É preciso esclarecer que ambos fazem parte de um grupo de cerca de 10 amigos, que se tratam uns aos outros pelo apelido de "Moreno". Isso fica claro na segunda conversa (essa sim com Accioly) quando Aécio cumprimenta :"Fala Moreno" e Accioly retribui: "E aí Moreno". 

Na referida conversa do dia 29/04/2017 o interlocutor diz que está em Belo Horizonte. Há mais de cinco meses Accioly não vai à capital mineira e entre os dias 28/04/2017 a 30/04/2017 ele estava em Búzios, conforme o segundo diálogo. Essa informação pode ser facilmente comprovada pelo extrato do cartão de crédito do empresário que registra gastos em restaurantes de Búzios na noite de sexta-feira (dia 28/04/2017) e na noite de sábado (29/04/2017) 

No final do diálogo Aécio se despede com "um beijão em todas as três". Accioly é casado e tem dois filhos, um menino e uma menina; o que mais uma vez comprova que não é parte da conversa.